NOTÍCIAS

Voltar

Posto de coleta precisa de doadoras de leite materno

16 de fevereiro de 2017


O Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite está convocando mães que estejam amamentando para ajudar a salvar vidas. A necessidade é grande já que o estoque é baixo para atender os bebês que precisam.

“O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê, por isso ele é importante para todos os recém-nascidos, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe”, conta a nutricionista da Gota de Leite, Natalya de Souza Borges.

Natalya explica que bebês que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação possuem mais chances de se recuperarem e de terem uma vida mais saudável. “Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções, diarreias e alergias”, diz.

O leite que chega ao Posto de Coleta é destinado às crianças da UTI Neonatal da Maternidade Gota de Leite e do Hospital São Paulo. São priorizados os bebês prematuros ou que estão abaixo do peso e não sugam.

O leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto antes de ser ofertado a uma criança.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação e na doação.

A mulher em fase de amamentação pode doar leite humano sempre que quiser, pois, quanto mais a mama é estimulada (seja para doação ou para alimentação do bebê), mais leite ela será capaz de produzir.

 

De acordo com a nutricionista, 1 litro de leite humano pode alimentar até 10 bebês internados por dia.

 

Como doar

 

A primeira doação deve ser previamente agendada com a equipe do Posto de Coleta, pois é realizada na Gota de Leite, localizada na Rua Carlos Gomes, 1.610, no Centro. As coletas seguintes podem ser feitas em casa, com o kit fornecido pela Maternidade, contendo frasco de vidro estéril, touca, máscara e etiqueta de identificação. A equipe dará as orientações necessárias e entrará em contato com a doadora para marcar o dia para pegar o frasco de leite congelado.

 

Antes da doação, a doadora passará por uma triagem e fará uma ficha de cadastro. É necessário também apresentar a carteirinha da gestante e exames de HIV, VDRL, Hepatite B e Hepatite C.

 

O Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com horários pré-agendados para triagem e doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3305-1530.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis