NOTÍCIAS

Voltar

Postos abrem neste sábado (1º) para vacinação contra febre amarela

30 de março de 2017


Neste sábado (1º), todos os postos de saúde de Araraquara estarão abertos das 8h às 16h para imunizar a população contra a febre amarela. A força-tarefa é uma iniciativa da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Haverá também postos de vacinação em frente ao Paço Municipal, no SESA (Serviço Especial de Saúde de Araraquara) e na sede administrativa (Bento de Abreu) do Clube Náutico.

 

Quem ainda não se vacinou deve procurar uma das unidades, uma vez que essa é a única forma de prevenção da doença, transmitida por mosquitos. O objetivo da Secretaria de Saúde é vacinar 100% da população e, segundo estimativa, faltam apenas 8%.

 

A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como pode haver queda na imunidade com o tempo de vacinação, o Ministério da Saúde definiu a manutenção de duas doses da vacina Febre Amarela no Calendário Nacional, sendo o esquema vacinal uma dose aos 9 meses de idade com reforço aos 4 anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses, sendo a segunda após 10 anos. Quem tem mais de 60 anos de idade deve passar antes por uma avaliação médica.

 

A vacina é contraindicada para crianças com menos de 9 meses de idade, gestantes, pacientes imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos que contêm proteína animal bovina.

 

A Prefeitura ressalta que não há transmissão de febre amarela na área urbana. Entretanto, reforça a importância da vacinação que foi intensificada desde o início do ano nos postos de saúde e na área rural. Pessoas que não estejam vacinadas devem evitar regiões que tenham matas, como pesqueiros, beiradas de cachoeiras, de lagos e regiões da zona rural, inclusive chácaras.

 

A vacina também pode ser encontrada em todas as unidades de saúde do município, das 7h30 às 16h, de segunda a sexta-feira.

 

Posto de saúde com aplicação da vacina contra a febre amarela:

 

Unidade do Jardim Ieda

Unidade do Jardim Iguatemi

Unidade do Cecap

Unidade do Jardim Cruzeiro

Unidade do Jardim das Hortênsias

Unidade do Yolanda Ópice

Unidade do Santa Lúcia I

Unidade do Santa Lúcia II

Unidade do Santa Lúcia III

Unidade do Bela Vista

Unidade do Melhado

Unidade do Laranjeiras I

Unidade do Laranjeiras II

Unidade do Vale do Sol

Unidade do Santa Angelina

Unidade do Maria Luiza

Unidade de Bueno de Andrada

Unidade do Selmi Dei I

Unidade do Jardim Indaiá

Unidade do Selmi Dei IV

Unidade do Adalberto Roxo

Unidade do Jardim Marivan

Unidade do Jardim Paulistano

Unidade do Jardim Brasília

Unidade da Vila Xavier

Unidade do Jardim Brasil

Unidade do Jardim Biagioni

Unidade do Jardim Pinheiros

Unidade do Jardim América

Unidade do Jardim Altos de Pinheiros

Unidade do Parque Residencial São Paulo

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis