NOTÍCIAS

Voltar

Praça João Bernal é revitalizada por alunos da Emef José Roberto Pádua Camargo

25 de setembro de 2017


Os alunos da Emef Prof. José Roberto Pádua Camargo, na última semana, colocaram as mãos à obra e trabalharam em prol do entorno da escola, revitalizando a Praça João Bernal. A atividade, desenvolvida com alunos de 9 a 11 anos, faz parte do projeto “Pertencendo à Araraquara”, realizado pela Secretaria Municipal da Educação em homenagem aos 200 anos de Araraquara.

A diretora da Emef, Luciana Marchezini Rosário Alves, conta que o projeto durou aproximadamente dez dias entre a concepção e a execução, contando com uma média de 65 alunos. “Os alunos, anteriormente à ação deste sábado, foram diariamente à praça realizar o reconhecimento do local e analisar o que poderia ser feito. Depois, entre os dias 18 e 22, todos trabalharam bastante na praça, sendo, neste último sábado, realizada a entrega do projeto, com muita comemoração com apresentações de Dança de Rua dos alunos e também do grupo Kizomba”.

Ela conta que a escolha pela praça localizada próxima à escola ocorreu devido ao local ser um ponto de referência para as crianças e pré-adolescentes para recreação no bairro, muito utilizado por eles. “Também, descobrimos no dia do evento, com o filho do patrono da praça, que João Bernal foi um dos moradores mais antigos do Pedregal”, aponta a diretora.

O filho do patrono da praça, João Luis Bernal, é o atual secretário municipal de Obras e Serviços Públicos e esteve presente acompanhando as atividades da praça. Também, outras duas filhas de João Bernal, participaram do evento – Maria de Lourdes e Teresa. Outra filha, Maria Augusta, não pôde estar presente.

“Foi uma ação muito bonita, com um resultado bastante positivo. Além dos alunos da escola, também havia muitas crianças do prédio, pais das crianças e funcionários da escola participando”, conta o secretário municipal.

A revitalização deixou o espaço da praça mais divertido e alegre: foram pintados os bancos e escadas do local, além da pintura de jogos, como amarelinha, dama e jogo da velha. Ainda: música, dança e graffiti – atividades do projeto “Encantos de Araraquara” – complementaram a festa. E por curiosidade, no sábado, 23 de setembro, foi comemorado o “Dia do Sorvete”, por isso a escola aproveitou a data, com bastante sol e calor, para realizar a venda de sorvetes, angariando fundos para o Conselho. Vale lembrar que todo material utilizado na revitalização da praça foi um investimento da própria escola.

A diretora lembra que a revitalização da praça “tem tudo a ver com a Escola Integral”, já que trabalhar tema e ações que envolvam a conservação dos espaços fora da sala de aula é uma das propostas da escola. Animados com os resultados alcançados, os alunos e a equipe escolar planejam manter a praça sempre agradável para o uso da comunidade do bairro.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis