NOTÍCIAS

Voltar

Prefeito acompanha atendimento em três unidades de saúde

16 de março de 2017


O prefeito Edinho e a secretária de Saúde, Eliana Honain, visitaram três unidades de saúde de Araraquara, na manhã desta quinta-feira (16), para verificar as necessidades de melhoria no atendimento à população: UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Valle Verde, UPA da Vila Xavier e a USF (Unidade de Saúde da Família) “Euclydes Croce”, no Vale do Sol.

 

Na UPA do Valle Verde, na região do Selmi Dei, o atendimento era tranquilo e poucas pessoas aguardavam por uma consulta. A Prefeitura ainda trabalha para a composição de uma equipe de profissionais exclusiva para a unidade.

 

“Por enquanto, a equipe foi montada com horas extras de servidores da UPA da Vila Xavier. Conseguimos remanejar o orçamento e estamos construindo a equipe do Valle Verde, por meio da convocação de aprovados em concursos”, explicou o prefeito.

 

 

Na UPA da Vila Xavier, o atendimento também estava rápido, mas o principal problema é outro: a falta de aparelho raio-x. No ano passado, o equipamento foi transferido para a unidade do Valle Verde, que seria inaugurada. Até a porta que protege os demais pacientes das radiações foi levada.

 

Mesmo sendo transferido, o raio-x só funcionou após ação da nova gestão. “Não tinha amperagem de energia elétrica para suportar o aparelho de raio-x no Valle Verde. Pagamos dois meses de aluguel do raio-x sem que ele funcionasse. Tivemos que pagar as obras de mudança da rede elétrica”, lembrou Edinho.

 

Segundo o prefeito, um novo equipamento deve ser colocado à disposição da população em breve. “Estamos tomando as providências para reestruturar o espaço do raio-x e reinstalar o aparelho na Vila Xavier.”

 

Saúde da Família

 

Fechando as visitas, no Vale do Sol, Edinho declarou que é necessário reforçar as equipes de atendimento da Unidade de Saúde da Família. “A população elogia o atendimento, mas as equipes estão com déficits de funcionários, tanto de agentes comunitários quanto de um médico, em caráter emergencial. Estamos tomando providências”, anunciou.

 

 

Além disso, a unidade está sobrecarregada, pois também atende os moradores do Águas do Paiol e dos novos empreendimentos imobiliários do Jardim Residencial Lupo.

 

“Precisamos, urgentemente, abrir uma nova unidade para atender a região do Águas do Paiol. Se não corrigirmos, ela se tornará uma unidade de saúde convencional. Ou seja, em vez de os médicos fazerem visitas às famílias, eles não vão conseguir sair da unidade. São problemas graves que nós vamos tomar providências”, afirmou.

 

Sobre a melhoria no atendimento nas três unidades, Edinho agradeceu aos servidores municipais pelo empenho. “Agradeço muito aos funcionários da Prefeitura por terem entendido nosso esforço e a importância de recuperarmos a saúde de Araraquara.”

 

Edinho transmitiu as informações das visitas, ao vivo, por sua página pelo Facebook e ressaltou a importância da transparência entre o poder público e a população. “Vou continuar prestando contas, pelas redes sociais, de todo o trabalho que tenho executado”, garantiu.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis