NOTÍCIAS

Voltar

Prefeito acompanha aula inaugural do Cuca 2017

8 de março de 2017


O prefeito Edinho e a secretária de Educação, Clélia Mara dos Santos, acompanharam a aula inaugural do cursinho pré-vestibular Cuca (Curso Unificado do Campus de Araraquara), na FCL (Faculdade de Ciências e Letras) da Unesp, na noite de terça-feira (7), e conversaram com os novos alunos.

 

Fundado em 1993, o cursinho gratuito é voltado aos jovens de baixa renda que buscam o acesso às universidades, sendo que a grande maioria dos alunos veio das escolas públicas de várias cidades da região. Os professores são graduandos e pós-graduandos da própria Unesp.

 

A Prefeitura tem parceria com a Unesp em dois dos quatro núcleos do Cuca: o Núcleo Neja – Irmã Edith, no Centro (90 vagas no período da manhã), e o Núcleo Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara, na Vila Xavier (70 vagas no período noturno).

 

Os outros dois núcleos são no IQ (Instituto de Química), no Quitandinha (110 vagas), e em Boa Esperança do Sul (75 vagas), ambas no período noturno.

 

“O Cuca é um instrumento de combate às desigualdades e de geração de oportunidades. Esses jovens estão construindo uma importante página em suas histórias: sonhar com a possibilidade do curso superior e, consequentemente, ter um futuro diferente”, afirmou o prefeito.

 

 

“E a realização desse sonho não pode ser definida por condição socioeconômica. Uma sociedade realmente democrática gera oportunidades”, ressaltou Edinho.

 

A secretária da Educação lembrou que o acesso dos brasileiros às universidades cresceu muito nas últimas décadas e que o Cuca tem esse papel de garantir o direito aos jovens mais necessitados. “Só somos democráticos quando a oportunidade é oferecida a cada uma das pessoas.”

 

A coordenadora-geral do Cuca e vice-diretora do IQ, Dulce Helena Siqueira Silva, agradeceu aos alunos da Unesp pelo engajamento no projeto “que vem dando certo há muito tempo”. “São alunos da graduação envolvidos com a transferência de conhecimento para ajudar alunos do 2º grau a galgar essa formação”, destacou.

 

Amadeu Moura Bego, supervisor pedagógico do Cuca, deu boas-vindas aos jovens e fez uma breve explicação sobre a importância do cursinho e a dedicação que os alunos terão durante o ano.

 

Segundo ele, foram 126 aprovações do Cuca nas universidades nos vestibulares para 2017. “Também trabalhamos a formação cidadã e damos orientação profissional aos que estão indecisos sobre a carreira”, explicou.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis