NOTÍCIAS

Voltar

Prefeito destaca legado do esportista Paschoal da Rocha

29 de maio de 2017


O prefeito Edinho Silva ressaltou a importância do legado do esportista Paschoal Gonçalves da Rocha (1942-2014) para a memória esportiva de Araraquara durante aniversário de 37 anos da Sala Reminiscências Esportivas, neste sábado (27), na Vila Ferroviária. Durante o ato também foi comemorado 27 anos de fundação da Torcida Coração Grená.

“Quando junta o legado do Paschoal e a Torcida Coração Grená resulta numa grande sinergia. A Sala do Paschoal e o Museu do Futebol têm que ter projetos para recuperar a memória do esporte. Nós temos duas gerações, durante os 20 anos que a Ferroviária esteve fora do Paulistão, que não sabem a força da Ferroviária. Não vivenciaram a força grená. Nós temos que desenvolver projeto arrojado para preservar a memória da Ferroviária que é a maior identidade cultural da cidade”, destacou o prefeito.

Edinho recordou a determinação do Paschoal em registrar todos os momentos do esporte. “Ele tinha uma vocação de historiador, por meio do registro fotográfico”, afirmou o prefeito.

Homenageado com troféu, medalha e camiseta da Torcida Coração Grená, o prefeito destacou a importância da reorganização dos torcedores. “Fico feliz de ver a Coração Grená voltar organizada. Podemos ter mais de dez torcidas, mas a Coração Grená é uma força necessária para a Ferroviária”.

Familiares de Paschoal da Rocha, profissionais da imprensa local, diretores e ex-diretores foram homenageados durante o evento com medalhas de honra ao mérito e troféus com destaque para o professor universitário Osmar Alberto Volpe, o Pio, que foi atleta de Ferroviária, Palmeiras e Santa Cruz, do Recife.

 

Sala do Paschoal

Abrigada no Complexo Aquático da Fonte Luminosa desde 2015, a sala foi criado em 25 de maio de 1980 em salas construídas no quintal da casa do esportista Paschoal Gonçalves da Rocha, na Rua 13 de Maio, na Vila Xavier.

Paschoal contou com apoio do saudoso empresário Vicente Michetti, do jornalista Wilson Silveira Luiz e de fotógrafos da cidade.

O acervo tem fotografias da Ferroviária desde a fundação, clubes amadores, futsal, basquete, atletismo e outras modalidades. Uma coletânea de jornais, revistas e fitas em VHS enfocando as conquistas do esporte araraquarense além de troféus, flâmulas e posters.

 

Coração Grená

A história desses abnegados torcedores remete ao início dos anos 90 quando eles marcavam presença no Ferrão de entrada do estádio Fonte Luminosa empurrando o time em momentos inesquecíveis. A data de fundação do Torcida Coração Grená é 30 de março de 1990.

Nos mais recentes Campeonatos Paulistas da Série A1, 2016 e 2017, a torcida esteve presente em todos os jogos, dentro e fora de Araraquara. A atual diretoria é liderada por Rodrigo Sossolete, Marcos Vinte e Cinco e Rogério.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis