NOTÍCIAS

Voltar

Prefeito e Ministério Público vistoriam assoreamento na Represa das Cruzes

6 de dezembro de 2017


“A principal fonte de abastecimento de água de Araraquara está destruída”, disse o prefeito Edinho durante visita à captação de água do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), na Represa das Cruzes, na manhã desta terça-feira (5). O promotor público da área de Meio Ambiente, José Carlos Monteiro, acompanhou a vistoria, assim como a diretoria e técnicos do Daae.

 “Fizemos uma longa caminhada vistoriando a represa e todo o córrego do Ribeirão das Cruzes e do Marivan, que abastecem a represa. Foi importante o Ministério Público participar desta visita. A represa municipal está completamente destruída. A represa de captação do Daae já significou 60% do abastecimento de água de Araraquara e está destruída”, afirmou Edinho.

 “Em 2005, aprovamos um Plano Diretor impedindo que se fizesse parcelamento de pequenos lotes em toda a área do Ribeirão das Cruzes, perto das nascentes, na Chácara Flora e acima do Selmi Dei. Mudaram o Plano Diretor, permitindo o fracionamento da área de preservação”, explicou o prefeito.

 O local onde o solo foi parcelado deu lugar aos novos conjuntos habitacionais. “A mudança no Plano Diretor colocou 22 mil pessoas morando sem creche, posto de saúde, escola, Cras, área de lazer. Isso provocou danos ambientais quase que irreversíveis”, disse Edinho.

 Segundo o superintendente do Daae, Marcos Isidoro, o objetivo da autarquia é “atacar a causa do problema”. “Fomos mostrar ao promotor a situação da bacia para que nós possamos deixá-lo a par da situação crítica, haja vista o assoreamento constante e que demanda outras intervenções mitigatórias”, diz.

 “Além da 2ª fase do desassoreamento, faremos um levantamento hidrológico de toda a bacia para que as próximas ações sejam com base nesse estudo”, complementa Marcos Isidoro.

 A secretária de Desenvolvimento Urbano, Luciana Gonçalves; o secretário de Obras e Serviços Públicos, João Bernal; o diretor de Gestão Ambiental do Daae, Helton Galvão; o diretor Técnico Operacional, José Braz Scognamiglio, além de outros técnicos da autarquia, também estiveram na visita.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis