NOTÍCIAS

Voltar

Prefeito Edinho é convidado pelo governo chinês e pela ONU

7 de setembro de 2017


O prefeito Edinho fará duas viagens internacionais, nas próximas semanas, em busca de investimentos para Araraquara e intercâmbio governamental nas áreas de gestão e de desenvolvimento econômico. Ele viaja à China e ministra palestra em Cabo Verde, em evento organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), OIT (Organização Internacional de Trabalho) e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). A agenda internacional não gerará custos à Prefeitura, pois as viagens serão custeadas pelos organizadores das agendas.

 

A primeira viagem, entre os dias 16 e 27 de setembro, será à República Popular da China. Edinho atendeu pedido do governo chinês e irá representar Araraquara em visitas de intercâmbio na capital do país, Pequim, e na Província de Guangdong.

O prefeito irá conhecer projetos locais, como o de combate à pobreza, e irá visitar empresas de importância mundial, como a Huawei (líder global em tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações) e a Gree (líder mundial em fabricação de equipamentos de ar-condicionado), entre outras empresas interessadas na América Latina. Neste período, a China apresentará seu planejamento estratégico e as possibilidades de expansão de parcerias pelo mundo.

A segunda viagem, entre 16 e 20 de outubro, será para participação no 4º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local (4th World Forum of Local Economic Development), na cidade de Praia, em Cabo Verde, na África.

Edinho atende convite do governo de Cabo Verde, do governo da cidade de Turim (Itália), das ONGs United Cities and Local Governments (UCGL), Andalusian Fund of Municipalities for International Solidarity (FAMSI) e Organization of United Regions (ORU), do Sebrae e da Organização das Nações Unidas (ONU) — por meio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O prefeito irá representar Araraquara nesse importante fórum, que visa facilitar o diálogo e promover trocas de experiências sobre desenvolvimento econômico local entre vários agentes políticos engajados nesse tema, além de permitir a construção da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Edinho ainda será palestrante em uma mesa temática que terá como foco o tema da economia solidária — ele também é vice-presidente de Economia Solidária da FNP (Frente Nacional de Prefeitos).

No início da tarde desta terça-feira (5), um ofício foi protocolado na Câmara Municipal comunicando os vereadores sobre as duas viagens internacionais e pedindo autorização para que Edinho se licencie do cargo e transfira a função, durante os dois períodos mencionados, para o vice-prefeito Damiano Neto.

Para Edinho, os dois eventos são importantes pelo momento da conjuntura internacional. “A visita à China é estratégica. O país tende a ser o maior parceiro econômico do Brasil para o próximo período. A China prepara um plano de investimentos e a América Latina é o seu principal objetivo”, afirma. Na sua avaliação, é plenamente possível apresentar as possibilidades existentes em Araraquara para a atração de investidores chineses. “Estou otimista”, destacou.

Edinho ainda falou sobre sua visita à África. “Em relação a Cabo Verde, além da honra em palestrar em um evento da ONU, OIT e PNUD, as perspectivas de parcerias são concretas”, finalizou.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis