NOTÍCIAS

Voltar

Prefeito enaltece Ferroviária pela conquista do certificado de Clube Formador

20 de julho de 2017


O prefeito Edinho prestigiou a entrega do Certificado de Clube Formador da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) à Ferroviária, na noite de quarta-feira (19), em solenidade no auditório principal da Uniara (Universidade de Araraquara).

O certificado confere à Ferroviária, por um ano, o reconhecimento como um centro de excelência na formação de atletas. O time de Araraquara é o 39º do Brasil a receber essa qualificação.

Os clubes que possuem o selo, além de receber porcentagens em futuras negociações de seus ex-jogadores, têm a garantia de que atletas entre 14 e 16 anos só podem sair mediante indenização.

Para obter o certificado, o clube deve atender a uma série de exigências, como comprovar a participação em competições oficiais, apresentar a relação dos técnicos e preparadores físicos, detalhar os programas de treino e proporcionar assistência médica e educacional aos atletas.

“A Ferroviária vive um momento ímpar no âmbito da profissionalização. É um momento importante e que demonstra todo o esforço e dedicação dos funcionários e da direção para dar conta de todas as exigências e medidas impostas para que esse reconhecimento acontecesse”, afirmou Edinho.

“Quando a Ferroviária recebe esse certificado, ela cria condições para oferecer estrutura para que os atletas cresçam na profissão que escolheram. Uma profissão difícil, que mistura lazer com profissão. Uma profissão que tem um nível de visibilidade imensa, que carrega uma carga cultural muito forte. No Brasil, o jogador de futebol se torna um espelho para adolescentes e jovens”, lembrou o prefeito.

Edinho agradeceu à diretoria da Ferroviária pela parceria. “Temos que potencializar essa parceria histórica entre Araraquara e a Ferroviária. Ela é nosso maior símbolo, nossa ‘porta-voz’. Nos nossos 200 anos, é importante resgatar essa identidade.”

Recentemente, a Ferroviária permitiu que os coletes utilizados nas Escolinhas de Esportes e os uniformes das equipes de competição tenham a cor grená e levem o símbolo da AFE. “Isso estimula as crianças e adolescentes a optarem pelo esporte como instrumento de construção da cidadania”, diz o prefeito.

 

No topo

O presidente da Ferroviária, Carlos Salmazo, ressaltou que o selo coloca a equipe “no rol de clubes formadores do Brasil”. “Dos 662 clubes brasileiros, a Ferroviária é o 39º a obter a certificação. Dos 192 clubes filiados à Federação Paulista, a Ferroviária é o 14º a obter. Para nós, é motivo de muito orgulho. A Ferroviária se sente honrada”, destacou.

Também presente na solenidade, o presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos, parabenizou a Ferroviária pela estrutura e disse que o clube precisa ter um calendário nacional de competições.

“Vocês não imaginam a importância de ser clube formador no Brasil. É uma forma de dar respaldo para o atleta e para o clube”, afirmou. “Isso é uma responsabilidade de dizer ao jovem atleta que estamos, sim, preparados para recebê-los de uma forma profissional, competente, séria, com fair play.”

Ainda participaram da cerimônia o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; presidente da Câmara, Jeferson Yashuda (PSDB), e os vereadores Edio Lopes (PT) e Thainara Faria (PT); o vice-presidente da Ferroviária, Dr. Luís Roberto de Moura Neves; o chefe do Departamento de Integração com Atletas da FPF, Mauro Silva; o diretor do Departamento de Infraestrutura de Estádios da FPF, coronel Isidro Suita Martinez; o CEO da Ferroviária, Pedro Martins; o técnico da equipe, PC de Oliveira, e o coordenador dos projetos de extensão da Uniara, Fernando Rugno.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis