NOTÍCIAS

Voltar

Prefeito quer melhoria no acolhimento aos pacientes nas UPAs

19 de janeiro de 2017


Com o objetivo de melhorar o atendimento de urgência e emergência, o prefeito Edinho, acompanhado da secretária de Saúde, Eliana Honain, visitou novamente as Unidades de Pronto Atendimento na manhã desta quarta-feira (18).

 

As visitas na UPA Central, Valle Verde e Vila Xavier têm sido uma ação constante na agenda do prefeito, com a intenção de conversar com os usuários e também com os médicos, enfermeiras e servidores, para ouvir sobre o andamento do trabalho nas unidades. “É nítido que nós já melhoramos, que problemas foram resolvidos, mas o caminho é longo. Temos muito ainda para fazer”, diz o prefeito.

“Essas visitas são importantes, um governante pode tomar decisões em reuniões com os secretários, com sua equipe, mas também precisa conhecer “in loco”, pessoalmente os problemas, os locais, ouvir a população e os servidores”, acrescentou Edinho.

 

Segundo o prefeito, a situação da saúde não é simples e a mudança de acolhimento e na forma de atender os pacientes é fundamental para que a melhora no atendimento ocorra gradativamente. A reabertura do Pronto-Socorro do Melhado também é um fator importante na solução dos problemas estruturais da saúde. “Temos que fazer com que as unidades funcionem. Esse é o objetivo do nosso trabalho”, frisou Edinho.

 

Uma das melhorias verificadas nas unidades foi com relação à fila de espera, tanto para atendimento como para a internação. “Uma comissão de médicos e enfermeiros está fazendo reuniões com a Santa Casa para agilizar as internações e melhorar o fluxo de encaminhamento de pacientes”, ressaltou Eliana Honain.

 

Outros pontos trabalhados foram a formulação das escalas das UPAs, para que não faltem plantonistas, e a compra de materiais necessários. Na unidade da Vila Xavier, onde foi constatada a falta de copos, luvas e lençóis, a Prefeitura já providenciou a reposição dos itens.

 

“Temos consciência que muito ainda precisa ser feito, temos muito trabalho pela frente, mas as Upas funcionando já ajudam bastante”, lembrou Edinho, que pediu ainda o apoio dos funcionários para que o atendimento à população seja garantido.

 

Unidades Básicas de Saúde

Nesta semana, o prefeito iniciou ainda visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS). A primeira unidade visitada foi Unidade de Saúde da Família “Neuza Maria Affini Dicenzo”, no Jardim Maria Luiza. Edinho garantiu que essa será sua forma de governar, visitando os espaços públicos com o objetivo de conhecer os problemas para que possam ser resolvidos com agilidade.

 

Uma das principais demandas das UBS em toda a cidade é o abastecimento de medicamentos. Segundo Edinho, mesmo com as dificuldades financeiras que o município enfrenta, a Prefeitura já está trabalhando para regularizar esse problema. “Estamos tomando as medidas necessárias para equilibrar essa situação de forma emergencial e assim começar a resolver definitivamente os problemas que nós enfrentamos”, finalizou o prefeito.

 

O vice-prefeito Damiano Neto (PP) e o vereador Toninho do Mel (PT), também acompanharam a visita do prefeito e da secretária de Saúde na UPA Central.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis