NOTÍCIAS

Voltar

Prefeito quer reabertura das farmácias dos postos de saúde

15 de fevereiro de 2017


O prefeito Edinho reforçou nesta terça-feira (14), em visita à Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. José Nigro Neto”, no Jardim das Hortênsias, que tem o compromisso de reabrir farmácias no postos de saúde de Araraquara, como previsto em seu plano de governo.

Acompanhado da secretária de Saúde, Eliana Honain, o prefeito se reuniu com enfermeiras e agentes comunitários de saúde e debateu a situação da unidade. O principal pedido dos pacientes é pela volta da farmácia, já que os moradores do bairro precisam ir até o Yolanda Ópice (a 2 km dali) para buscar os medicamentos.

Hipertensos e diabéticos estariam deixando de tomar os remédios por não ter condições de se deslocar até o outro bairro, segundo relatos das enfermeiras. Edinho pediu à Secretaria de Saúde para que fosse feito um estudo de viabilidade financeira para colocar a ideia em prática.

Outra reivindicação foi o aumento no número de funcionárias na equipe de atendimento. Sobre isso, o prefeito entrou em acordo com as servidoras para reforçar o quadro de agentes comunitárias de saúde.

“Iremos fazer um ‘projeto piloto’ no Hortênsias: vamos investir em mais agentes comunitários de saúde, em vez de funcionários administrativos, e deixá-los também responsáveis pelo acolhimento aos pacientes. Afinal, eles conhecem os moradores do bairro e a situação médica dessas pessoas. Se a proposta der certo, podemos expandi-la para toda a rede”, avisa Edinho.

Em conversa com os profissionais, também foi destacada a importância de um trabalho conjunto entre postos de saúde e os Cras (Centro de Referência da Assistência Social) dos bairros no combate às drogas, à desnutrição e na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.

“Precisamos fazer com que as políticas sociais funcionem de forma conjunta”, diz o prefeito. “Muito na rede básica já melhorou, mas tem muito trabalho por ser realizado ainda.”

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis