NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura amplia ações por alimentação mais saudável

19 de outubro de 2017


Desde o início do governo Edinho, em janeiro deste ano, a Prefeitura vem realizando uma série de ações em Araraquara sobre a importância da alimentação e nutrição saudável.

Segundo Marcelo Mazeta Lucas, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (órgão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), o objetivo é orientar a população para o consumo de produtos mais saudáveis.

Além do apoio ao pequeno agricultor, inclusive para ampliar os espaços na cidade onde os produtos hortifrutis são oferecidos, a atual administração ministra oficinas e cursos gratuitos para incrementar a produção de alimentos e ampliar os debates sobre o tema.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, nessa quarta-feira (17), Marcelo explicou que a meta é orientar e conscientizar desde a gestante, passando por crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, pela prática do consumo consciente de alimentos.

“Há uma estimativa, por conta das influências da má alimentação, que até 2030 a população brasileira esteja mais obesa. Por isso, a Prefeitura tem investido no programa Agricultura Familiar em Araraquara, que oferece produtos mais saudáveis por um preço justo e que não são caros”, ressalta Mazeta.

 

Feiras do produtor

Como exemplo, o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional citou a ampliação das feiras de hortifrutis na cidade, como a Feira do Produtor Rural, lançada no último dia 13 de outubro, na Praça Scalamandré Sobrinho, ao lado da Arena da Fonte.

Mazeta ainda citou a Feira Noturna das quintas-feiras, na antiga Estação Ferroviária, a da Praça Pedro de Toledo, nos sábados de manhã, além das bancas de hortifrutis no TCI (Terminal Central de Integração) e a parceria da Prefeitura com padarias, onde esses produtos também são oferecidos.

Vale ressaltar que ao longo desta semana a Prefeitura está realizando em vários espaços públicos a 1ª Semana da Alimentação Saudável, sob o tema “Mude o futuro da migração: investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”.

E na próxima quinta-feira (26), o tema voltará a ser debatido na Etec Professora Ana de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), na 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Rural Sustentável. Esse evento terá como tema: “Da terra ao prato: Comida de verdade”.

 

Canal direto

 

O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ é apresentado ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30, na TV Web Participativa, via página do Facebook da Prefeitura de Araraquara.

 

A cada edição, um secretário, coordenador ou agente direto da administração fala ao vivo com internautas durante dez minutos. E a cada quinze dias o entrevistado é o prefeito Edinho.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis