NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura amplia sistema de videomonitoramento

27 de novembro de 2017


Com objetivo de reforçar a segurança em Araraquara, a Prefeitura está instalando 30 novas câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade. Com isso, o município passa a contar, no total, com 47 câmeras que monitoram o movimento de veículos e pedestres nas ruas e avenidas por meio da Central de Videomonitoramento, instalada na sede da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

De acordo com o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Junior, 10 câmeras substituirão equipamentos locados pelo Município e se somarão aos 17 da própria Prefeitura. Assim, as ruas de Araraquara passam a contar com 20 novos pontos de monitoramento.

 Outra novidade é a transferência das imagens por rede de fibra ótica. O novo sistema de transmissão de dados já está em funcionamento e possibilita que a Central de Videomonitoramento também acompanhe em tempo real imagens de câmeras instaladas em prédios municipais, incluindo as 24 câmeras do Terminal Central de Integração.

 De acordo com o coronel João Alberto Nogueira Junior, outra inovação, possível graças à rede de fibra de ótica, ficará por conta dos recursos do sistema de videomonitoramento que serão compartilhados com a Polícia Militar, no 13º Batalhão, que passará a ter acesso às imagens.

 “O sistema é uma ferramenta moderna com tecnologia de ponta e imagens em alta definição, que possibilitará uma verdadeira integração operacional da Prefeitura com a Polícia Militar, contribuindo com a prevenção e a repressão da violência e da criminalidade”, explica o secretário.

 As novas câmeras estão sendo locadas com recursos próprios da Prefeitura e a instalação dos equipamentos deve ser concluída até o final deste mês.

 Ainda como parte da expansão e modernização do sistema de videomonitoramento, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) – que reúne governo municipal, forças policiais, entidades e representantes da sociedade civil – dará início a estudos para revisão e implantação de novos locais de videomonitoramento na cidade, bem como analisará a viabilidade do compartilhamento de imagens de câmeras particulares por meio do projeto “Câmera Cidadã”, a ser implantado em Araraquara.

Tecnologia

 Coronel João Alberto destaca a importância do sistema de videomonitoramento no trabalho da Guarda Civil Municipal, que possibilitou no último mês a recuperação de três veículos furtados e a prisão dos assaltantes. As câmaras utilizadas na ação contam com a tecnologia OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres), que permite identificar, de forma confiável, veículos com registros de furto ou roubo.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis