NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura dá início à ‘Operação Estiagem’

11 de maio de 2018


A Prefeitura de Araraquara lança nesta segunda-feira (14) o “Plano de Contingência Operação Estiagem 2018”, previsto para ocorrer até setembro. A solenidade acontece às 16h, na Sala de Reuniões do Paço Municipal, com a presença do prefeito Edinho.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e acontecem por meio de parceria entre a Comissão Municipal de Defesa Civil, Diretoria de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Gerência de Posturas, Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

O plano é um instrumento de gestão de risco, possibilitando aos gestores públicos a adoção de medidas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, com o objetivo de minimizar os efeitos da estiagem. O período é marcado pelo aumento das queimadas em áreas urbanas e rurais, com elevação do número de problemas alérgicos e respiratórios.

Como parte da ação, a Diretoria de Gestão Ambiental e o Corpo de Bombeiros mapeiam as áreas mais atingidas por queimadas nos anos anteriores para direcionar os trabalhos. A Gerência de Posturas também notificou os proprietários de terrenos, por meio de edital, e vai multar aqueles que não mantiverem os locais limpos.

A ação também envolve campanhas educativas e palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

“É uma imprudência muito grande por parte do cidadão em atear fogo, mesmo que seja para fazer a limpeza do terreno. Ele não pode, em hipótese alguma. É até proibido pelo Código de Posturas do Município e pode se configurar um crime ambiental. Tem multa e, se houver o flagrante, ele pode responder criminalmente”, explicou o coronel João Alberto Nogueira Júnior, coordenador da Defesa Civil Municipal e secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, em entrevista ao programa Canal Direto com a Prefeitura.

No ano passado, Araraquara registrou 421 casos de queimadas, segundo a Defesa Civil. Neste ano, até o momento, foram 24.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis