NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura de Araraquara aborda a intolerância religiosa em sua nova campanha

9 de fevereiro de 2018


Uma campanha sobre respeito às diferenças – pontuando a intolerância religiosa – vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular. É a campanha “A fé é de cada um, o respeito é de todos”.

A primeira ação está sendo realizada nas redes sociais da Prefeitura: é um vídeo, produzido pela Secretaria Municipal da Comunicação, que mostra diversas autoridades religiosas abordando o tema. São depoimentos de representantes de diversas religiões: Catolicismo, Protestantismo, Islamismo, Espiritismo, Budismo e Religiões de Matrizes Africanas. Também, o sociólogo Dagoberto Fonseca fala sobre o respeito à diferença de crença.

 Participam da produção: Aparecida dos Santos (religiosa católica), Benedito Sérgio Carvalho (pastor evangélico), Marian Uthman Jabr (muçulmana), Hebe Jonotti Nogueira (espírita), Márcia Eloisa Monteiro (budista) e Mameto Danda Matagille (religiões de matrizes africanas – candomblé).

 De acordo Maria Fernanda Luiz, coordenadora executiva de Direitos Humanos, a campanha deverá se estender por todo o ano, “devido à necessidade de abordagem do tema diante das muitas situações de intolerância que vêm sendo praticadas nos últimos tempos vimos a necessidade de problematizar esta temática junto da população araraquarense”.

 O desrespeito à diferença de crença religiosa é cada vez mais recorrente: chutar a imagem de um santo, queimar terreiros, violentar pais de santo são algumas das atitudes de intolerância religiosa que vem sendo praticadas em nosso país. “Precisamos mudar essa postura. Além do vídeo que dá início com a campanha ‘A fé é de cada um, o respeito é de todos’, também realizaremos outras atividades que visam abrir novos horizontes junto das diferentes crenças religiosas no decorrer deste ano. Em nossa gestão, entendemos que propor a criação de um Fórum Inter-Religioso em nosso município se faz necessário. Estamos dando os primeiros passos para concretização da nossa meta!”, adianta a coordenadora.

Apesar das diversas manifestações de preconceito e intolerância religiosa que costumeiramente ocupam a mídia, este questionamento raramente é feito de maneira séria e profunda no sentido de reverter essa triste realidade. Com a campanha, a Prefeitura de Araraquara, busca uma cultura de respeito às diferentes crenças. Por isso, a campanha “A fé é de cada um, o respeito é de todos” vem como um convite à reflexão sobre a importância do respeito à diferença de crença e como uma oportunidade de reflexão sobre a necessidade de se acabar com a intolerância religiosa.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis