NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura e consórcio entregam novo veículo adaptado para cadeirantes

27 de fevereiro de 2018


A cadeirante Márcia Pereira da Silva, de 58 anos, comemorou a entrega de um veículo adaptado para o serviço de transporte especial da Prefeitura, na manhã desta terça-feira (27). Ela utiliza o transporte para fisioterapia e para consultas no Centro Especializado em Reabilitação.

“Será muito útil para nós. Vai nos ajudar a ir para o médico, sendo muito mais fácil que a van. Se o veículo estiver disponível, é só ligar que ele já vem”, disse Márcia na sede da Udefa (União dos Deficientes Físicos de Araraquara), na Vila Xavier, onde o evento de entrega do veículo (Spin 0 km) foi realizado.

O automóvel adaptado foi adquirido pelo CAT (Consórcio Araraquara de Transportes), formado por Empresa Cruz e Viação Paraty (que operam as linhas de transporte coletivo na cidade), e será utilizado por cadeirantes que necessitam de acompanhante e, atualmente, utilizam o transporte agendado de maneira esporádica.

“Em 2001, no meu primeiro governo, Araraquara era uma das poucas cidades do Brasil que tinham esse serviço. Na época, por meio de micro-ônibus adaptado. Agora, em 2018, estamos entregando este veículo em um gesto de muita sensibilidade do consórcio, já que ele não estava previsto no contrato de concessão das linhas”, explicou o prefeito Edinho no evento.

“Este novo veículo é um gesto simples, mas que amplia o conceito de cidadania e irá ajudar o cotidiano de muitas pessoas que precisam de auxílio para se locomover. Sou muito grato ao consórcio por essa atitude”, complementou o prefeito.

Representando o CAT, o diretor do consórcio, Carlos Aureliano, agradeceu ao apoio da Prefeitura e da Câmara e compartilhou a alegria por estar entregando o novo veículo. “A Empresa Cruz e a Paraty dividem essa alegria com todos nós. Temos um transporte de qualidade, com ônibus novos, e agora vamos ter mais esse carro adaptado”, revelou.

O diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara, Nilson Carneiro, lembrou que o prefeito Edinho, desde seu primeiro mandato, colocou o fortalecimento do transporte para pessoas com deficiência como uma missão. “A gente melhora ainda mais o nosso transporte. Todos os ônibus já têm elevador e, agora, temos o novo veículo.”

A assessora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Elisa Santos, agradeceu a Edinho e disse que “o prefeito é preocupado com a nossa causa e isso nos tranquiliza”. Para César Augusto Ferreira, presidente da Udefa, é um privilégio “ter uma gestão que proporciona esse transporte adaptado”.

Representando a Câmara, o vereador Elton Negrini (PSDB) parabenizou a todos. “Isso é justiça social. É um momento de alegria, em que Araraquara se torna um exemplo. Esse transporte vai facilitar muito”, declarou.

Ainda participaram do evento o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; os secretários coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública), Donizete Simioni (Gestão e Finanças), Eloísa Mortatti (Assistência e Desenvolvimento Social) e Juliana Agatte (Planejamento e Participação Popular); Antonio Carlos Fargoni e Leandro Franceschini, representando a Empresa Cruz, e Mauro Herskowicz, representando a Viação Paraty.

Como ter direito

Para uso do transporte especial, o cadeirante ou o acompanhante deve comparecer ao setor de benefícios do CAT (localizado no Terminal Central de Integração), de segunda a sexta, das 8h às 18h, munido de cópia de CPF, RG, laudo médico (discriminando que o usuário é cadeirante), comprovante de endereço e uma foto 3×4.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3114-1611.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis