NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura e Unip iniciam programa ‘Educação Alimentar e Nutricional’

4 de setembro de 2017


A Coordenadoria de Segurança Alimentar (ligada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) inicia nesta terça-feira (5), em parceria com a Unip (Universidade Paulista) de Araraquara, o programa Educação Alimentar e Nutricional’, direcionado a crianças e pais que residem no Residencial dos Oitis, no Jardim Iguatemi.

Dentro da proposta do prefeito Edinho de oferecer mais qualidade de vida aos moradores dos Oitis, o programa será realizado nas escolas que ficam no entorno do conjunto residencial para orientar cerca de 250 famílias sobre a importância de uma alimentação saudável.

As atividades sobre educação nutricional, que inclui orientações sobre higiene pessoal e comportamentos domésticos, serão realizadas no CER Maria José Pahin da Porciúncula e nas escolas estaduais Professora Luisa Rolfsen Petrilli e Professora Angelina Lia Rolfsen.

O trabalho será apresentado de forma lúdica, com a utilização de teatro para as crianças e palestras e rodas de conversas para os maiores. Com os pais dos alunos, as orientações serão feitas nos finais de semana.

O programa será aberto a partir das 8h desta terça-feira, com sequência às 13h30, no CER Maria José Pahin da Porciúncula. No dia 12 de setembro, também de manhã e à tarde, será oferecido na EE Luisa Rolfsen Petrilli. Na EE Angelina Lia Rolfsen, ainda estão sendo definidos o dia e horário.

 

Mudança de hábito

O objetivo da parceria é provocar a efetiva mudança da prática alimentar e melhorar os hábitos de saúde. Entre os temas programados estão a importância da água para o corpo humano e a higiene das mãos e alimentos, o consumo de frutas e hortaliças e a montagem do prato saudável.

Segundo a Unip, a escola desempenha um papel fundamental na formação dos hábitos de vida e da personalidade da criança e do adolescente porque ocupa praticamente um terço da vida ativa infantil nos dias da semana e cerca de 200 dias ao ano.

 

Realizações

Uma série de ações de melhorias já foi realizada este ano pela Prefeitura, desde janeiro, no Residencial dos Oitis envolvendo várias secretarias, além de atividades culturais e esportivas, entre outras.

Em agosto, foi concluída a primeira etapa do programa ‘Ilumina Araraquara’. Ao todo, 113 lâmpadas brancas de LED foram instaladas em todo o residencial, envolvendo a parte externa e entre os blocos de apartamentos. Antes, eram cerca de 20 lâmpadas amarelas e incandescentes.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis