NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura formaliza doação de área para a Cooperativa Acácia

8 de junho de 2018


A Prefeitura entregou a escritura de uma área doada à Cooperativa Acácia, de 2,5 mil metros quadrados, onde será construída uma cozinha para alimentação das cooperadas e cooperados que coletam materiais recicláveis. A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira (8), na sede da cooperativa.
“É um grande avanço para a Acácia e para a qualidade de vida das mulheres e homens que hoje reciclam materiais na nossa cidade”, afirmou o prefeito Edinho, que assinou a escritura junto com a presidente da cooperativa, Helena Francisco da Silva, e a 1ª secretária, Claudiná Jeronymo Bueno.

“A Acácia é protagonista da coleta de materiais recicláveis em Araraquara. Se a nossa cidade enterra menos lixo e polui menos o meio ambiente, nós devemos às mulheres e homens da Acácia. Queremos, cada vez mais, que a cooperativa seja consistente e tenha capacidade de gerar trabalho e renda para as cooperadas e cooperados”, disse o prefeito.

Helena agradeceu a Edinho por sempre olhar com carinho para o trabalho da cooperativa. “Essa cozinha vai ser muito importante. Não só para que os trabalhadores tenham alimento digno, mas também de preço acessível”, afirmou.

A coordenadora de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, lembrou que todas as lideranças da Acácia são femininas. “As mulheres da Acácia representam a mulher brasileira e sua importância”, destacou.

Presente no evento, a deputada federal Ana Perugini (PT-SP) parabenizou o prefeito Edinho pela doação da área e disse que, em muitas cidades, essa postura é difícil de ser encontrada. Já a deputada estadual Márcia Lia (PT) lembrou que acompanha a história da Acácia desde a fundação. “É por vocês que a gente luta, mesmo com tantas dificuldades”, relatou.

Ainda participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Marcos Isidoro; e o gerente de Resíduos Sólidos do Daae, Agamenon Brunetti Júnior.

História

A Cooperativa Acácia foi fundada em 2001 por Helena Francisco da Silva, catadora de recicláveis do extinto lixão de Araraquara, durante a primeira gestão do prefeito Edinho. Com apoio da Prefeitura, para levar mais dignidade para as pessoas (a maioria delas mulheres) que também tiravam do lixão o sustento da família, Helena conseguiu montar a Acácia.

Atualmente, são mais de 170 cooperados que formam uma das dez melhores cooperativas de recicláveis do Brasil. No ano passado, em média, foram 417 toneladas de materiais recicláveis coletadas por mês.​

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis