NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura lança 15º Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito

29 de março de 2017


A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana, lançou na manhã desta quarta-feira (29), na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a 15ª edição do Consetrans (Concurso Sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara).

 

O objetivo do concurso é promover a segurança no trânsito, bem como estimular e revelar talentos, incentivando a produção de material educativo e artístico, valorizando o trabalho de escolas, instituições e alunos participantes.

 

Durante o evento, o vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, ressaltou a importância do Consetrans para a conscientização dos estudantes. “Essa iniciativa permite que crianças e jovens possam, através de uma forma eficaz e diferenciada de aprendizagem, ter contato com as regras e deveres no trânsito e ainda contribuírem como fiscalizadores e multiplicadores”, afirmou.

 

 

Presente na cerimônia, o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Junior, destacou o caráter educativo do projeto como instrumento para ajudar a promover a segurança no trânsito. “O trânsito é a terceira maior causa de mortes no mundo hoje, e esse trabalho de conscientização feito de forma lúdica por meio do Consetrans é uma importante medida para diminuir o número de acidentes no trânsito. É um resultado que vamos colher em longo prazo, e será gratificante”, disse.

 

Também participaram do encontro Dolores Soares, responsável pelo trabalho de Educação no Trânsito da Coordenadoria de Mobilidade Urbana; os vereadores Roger Mendes, Elias Chediek e Magal Verri, além do capitão Alan Esteves Fernandes Gouvêa, da Polícia Militar; Sueli Arnoni, representante da Diretoria Regional de Ensino; e Flora Amélia Pestana, representando o Sest/Senat Araraquara.

 

Concurso

 

O tema da 15ª edição do Consetrans é “Atenção à Vida”, e a participação no concurso é aberta a alunos e professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das redes particular e pública, além de instituições para pessoas com deficiência, grupos da terceira idade, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) e suplência.

 

O Consetrans engloba oito modalidades: Pintura e Colagem, Cartaz, Música, Maquete, Poesia/Redação, História em Quadrinhos, Fotografia e Artes Plásticas.

 

Cada instituição participante seleciona os melhores trabalhos, que deverão ser entregues entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. Os materiais serão analisados por uma comissão composta por convidados da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, que escolherá os vencedores. O resultado final sai no dia 6 de setembro.

 

Para divulgar o Consetrans e apresentar noções de educação para o trânsito, a Coordenadoria de Mobilidade Urbana realizará ao longo do ano uma série de atividades, incluindo palestras, apresentação de vídeos educativos e contação de histórias, em escolas e instituições da cidade.

 

O 15º Consetrans conta as parcerias da Secretaria Municipal da Educação, Guarda Civil Municipal, CTA (Controladoria do Transporte de Araraquara), Hora Park, Diretoria Regional de Ensino, Sest/Senat e Polícia Militar.

 

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis