NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura lança programa com foco nas pessoas em situação de rua

12 de abril de 2017


Com foco na condição das pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Araraquara lança, nesta quinta-feira (13), o Programa Novos Caminhos. A cerimônia está marcada para as 9h, e acontece na Praça Pedro de Toledo com um café da manhã e atividades artísticas realizadas pelos acolhidos pelo Centro POP, Casa Transitória e entidades que lidam com o tema.

 

De forma intersetorial e articulada com as políticas públicas municipais, órgãos do sistema de garantia de direitos, iniciativa privada e sociedade civil, a ação busca potencializar os serviços da rede socioassistencial para a inserção das pessoas em situação de rua na rede de atendimento do município, garantindo acesso aos direitos inerentes a todos os cidadãos.

 

O programa se propõe a fortalecer ações no sentido do resgate de vínculos familiares, afetivos e comunitários, e contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento.

 

Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o programa Novos Caminhos contará com o respaldo de um comitê intersetorial, nomeado pelo prefeito Edinho Silva, para debate e encaminhamento de estratégias do programa.

 

A ação prevê ainda a capacitação permanente de gestores e trabalhadores da Prefeitura, o fortalecimento das ações de atenção à saúde mental, a inserção em programas habitacionais e a qualificação profissional da população em situação de rua, entre outras medidas.

 

De acordo com o último levantamento, de 2015, Araraquara conta com aproximadamente 70 pessoas em situação de rua. Também na quinta, concomitantemente ao lançamento do Programa Novos Caminhos, a Secretaria Municipal de Comunicação lança uma campanha digital, sem custos aos cofres públicos, com objetivo de chamar a atenção e sensibilizar a sociedade. A campanha, “Histórias de Rua, quem quiser que conte a sua”, será veiculada no facebook da Prefeitura todas as quintas, em quatro capítulos.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis