NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura lança programa de modernização da iluminação pública

13 de julho de 2017


“Ilumina, Araraquara” vai levar luminárias de LED em praças, acesso aos bairros e principais corredores. Residencial dos Oitis será o primeiro a receber a ação do programa

A Prefeitura lança na próxima segunda-feira (17), o programa “Ilumina, Araraquara”, que vai modernizar e ampliar a iluminação pública da cidade. A ação engloba a instalação de novas luminárias ou substituição por LED em locais onde a iluminação noturna é antiga, deficitária ou inexistente. A ideia é atender, num primeiro momento, praças, corredores comerciais e acesso aos bairros.

A primeira etapa do programa beneficiará o Residencial dos Oitis, que receberá 113 modernos conjuntos de iluminação, por meio de um investimento de R$ 252.461,86.

Hoje, o local possui cerca de 20 pontos de iluminação pública, todos de vapor de sódio, alguns deles danificados por atos de vandalismo. A ordem de serviço para o início dos trabalhos será assinada pelo prefeito Edinho na segunda, às 9h, no conjunto habitacional. A expectativa é que as obras dos Oitis sejam concluídas em cerca de 30 dias.

O próximo local atendido pelo programa será o Bosque do Botânico, que terá 235 luminárias convencionais substituídas por equipamentos com tecnologia LED. O investimento será de R$ 526.965,38.

Vias de grande fluxo, como as avenidas Heitor de Souza Pinheiro, Padre Francisco Salles Culturato (Av. 36), Bento de Abreu e Luiz Alberto também terão o sistema de iluminação modernizado, assim como Parque Pinheirinho, Praça Major Abel Fortes (Parque Infantil) e Pista de Atletismo Armando Garlippe (Ginásio da Pista).

Os recursos para a execução do programa são provenientes da CIP (Contribuição para Iluminação Pública), paga mensalmente na conta de energia elétrica pelos moradores de Araraquara.

De acordo com o gerente de Iluminação Pública da Prefeitura, Alex Miranda, as ações do Ilumina Araraquara serão contínuas e permanentes. “O programa prevê o levantamento constante dos locais que necessitam de melhorias. A Prefeitura identificará a demanda, fará o projeto e executará o serviço, de acordo com a capacidade de investimento, prevista no orçamento da CIP. A ideia é beneficiar toda a cidade”, explica.

Entre as vantagens da iluminação LED estão a maior durabilidade, o menor consumo de energia elétrica, o baixo índice de manutenção, a maior visibilidade para pedestres e motoristas e mais segurança para a população. Além disso, o material é ambientalmente correto, pois é reciclável, não utiliza metais pesados na composição e não polui o meio ambiente quando descartado.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis