NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura mantém atividades do “Maio Amarelo” por um trânsito mais seguro

26 de maio de 2017


Atores do Grupo “Anjos do Trânsito” estão colocando humor nas noites araraquarenses para falar de um assunto muito sério. As performances acontecem por meio de intervenções junto aos clientes de bares da cidade com o propósito de alertá-los sobre os perigos da mistura “álcool + direção”.

Com formato teatral, o grupo conta histórias relacionadas ao perigo de dirigir embriagado e orienta os frequentadores que beberam a pegar carona ao ir embora. Já aqueles que não beberam recebem o incentivo para oferecer carona ou ser o motorista da vez e, assim, garantir uma volta mais segura.

Segundo Claudia Galvão, atriz e produtora do grupo, o grupo “Anjos do Trânsito” surgiu em 2010 a partir de uma pesquisa sobre a necessidade de uma intervenção artística para abordar o tema álcool e direção, o que resultou no projeto ‘Viva na Noite, se beber não dirija’. Integram o grupo também os atores Daniel Marcondes, Raquel Nascimento, Maria Alice Ferreira, Pietro Coronato.

Esta ação faz parte da série de atividades do Maio Amarelo, movimento internacional de mobilização e conscientização para um trânsito mais seguro, do qual a Prefeitura de Araraquara participa, por meio da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e da Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana.

O mês se tornou a referência mundial para o tema porque em 11 de maio de 2011 a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Já o amarelo foi adotado em alusão ao sinal de atenção dos semáforos, portanto a ideia é discutir a “atenção pela vida”.

 

Programação do Maio Amarelo

Agentes de trânsito e apoiadores do movimento fazem blitz informativas nos principais pontos da cidade, com distribuição de panfletos contendo dicas sobre segurança no trânsito.

No dia 30, às 9h, servidores municipais e motoristas participarão da palestra “Direção Defensiva”, ministrada pelo tenente-coronel Márcio Rogério Simplício e pelo 1º sargento Rinaldo Onofre Frabi, do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo. O encontro acontecerá no Centro Internacional de Convenção.

Também como forma de dar visibilidade à causa e chamar a atenção da sociedade para um trânsito mais seguro, o Paço Municipal fica iluminado de amarelo neste mês.

 

Ações permanentes

A Prefeitura de Araraquara promove ações permanentes para conscientizar crianças e adolescentes. Atividades educativas dentro do Consetrans (Concurso sobre Segurança no Trânsito) são realizadas durante todo o ano. O concurso, que está na 15ª edição, tem foco nos alunos de escolas públicas e privadas, englobando produção de material educativo e palestras.

 Outro projeto realizado com estudantes é o Guardando o Amanhã. Voltada a alunos do das escolas municipais, a iniciativa começou em abril e possibilita que crianças do 4º ano do ensino fundamental tenham acesso a explicações sistematizadas sobre situações no trânsito classificadas como seguras e de risco. Em maio, o programa acontecerá na Emef Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso, no Maria Luiza.

O município também conquistou, junto ao Governo do Estado, R$ 1.466.810 em recursos para investimento no trânsito da cidade, por meio do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O valor será aplicado em melhorias no sistema viário do município para reduzir os acidentes de trânsito.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis