NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura publica portaria sobre comissão de avaliação de hidrômetros

6 de outubro de 2017


A Prefeitura de Araraquara publica neste sábado, dia 07 de outubro, a portaria com os nomes da Comissão de Avaliação das reclamações relacionadas à substituição de hidrômetros, formalizadas por consumidores até o dia 10 de novembro de 2017.

Foram nomeados para a Comissão: servidores do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) Sílvia Helena de Osti Félix, Alexandre Coan Pierri, Valtencir de Faria, Willian Thomaz Marega e Márcio Henrique Trevisan, além dos representantes da Prefeitura, Sinval Alan Ferreira da Silva e Donizete Simioni (representantes da Prefeitura).

O Daae criou procedimento específico para esse tipo de atendimento, no qual o requerente poderá comparecer ao setor de atendimento ao público (Fonte, Prefeitura e Subprefeitura da Vila Xavier) com os seguintes documentos:

– Conta de água;

– RG, CPF ou CNH do requerente;

– Leitura atual do hidrômetro (4 números pretos do visor do hidrômetro);

– Em seguida, o atendente abrirá um RA (Registro de Atendimento) com informações da rotina do imóvel: número de moradores no local, período em que habitam o imóvel e se foi feita alguma verificação de vazamento no local pelo requerente e anexará ao RA o histórico de consumo e as informações dos hidrômetros retirado (antigo) e instalado (atual). A conta reclamada será colocada em análise.

 

Após a abertura do RA

Um fiscal do Daae fará a visita ao imóvel, em até 7 dias úteis, com o intuito de constatar possíveis vazamentos internos e passar orientações ao usuário.

Após a visita do fiscal e com as informações constantes no RA, a comissão avaliará a situação encontrada, bem como o histórico de consumo registrado pelos hidrômetros antigo e atual. Caso julgue necessário, a comissão solicitará, ao setor competente do Daae, a aferição do hidrômetro atual, emitindo um parecer final, que será comunicado ao usuário.

Em casos de improcedência da reclamação, o usuário poderá solicitar parcelamento das contas em aberto ou poderá ser encaminhado para atendimento pelo Fundo Social, caso haja enquadramento na legislação vigente.

Em caso de parcelamento ou pagamento integral da conta, o vencimento será alterado para que não ocorra a cobrança de juros e multa.

A autarquia iniciou a troca de hidrômetros no início de janeiro e até agora foram cerca de 10.500 residências. Importante ressaltar que essa medida atende às normas nacionais que estabelecem a vida útil dos aparelhos de hidrômetros não superior a cinco anos. A média de idade dos aparelhos hoje instalados na cidade é de 10 anos. A mudança contribui para diminuição global da perda de água na cidade, ajudando na identificação de vazamento na residência e estimulando o uso racional da água.

Importante ressaltar que todos os aparelhos adquiridos são aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), bem como a “Bancada do Daae”, equipamento de análise e teste da vazão de água, considerado um dos mais modernos da região. Este equipamento também passa anualmente pela aferição do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas).

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis