NOTÍCIAS

Voltar

Prefeitura vai licitar novos semáforos temporizadores

30 de outubro de 2017


A Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, vai abrir processo licitatório para contratação de empresa para fornecimento de semáforos temporizadores (que fazem a contagem regressiva do tempo). A informação é do Coordenador, Nilson Carneiro Barros.
Segundo ele, técnicos da pasta já trabalham na elaboração de um termo de referência. O edital deve ser divulgado ainda no próximo mês. O objetivo é possibilitar a substituição dos equipamentos que apresentaram defeito e foram removidos recentemente pela Coordenadoria.
Atualmente, a cidade conta com 232 temporizadores instalados em diversas vias, sendo 42 deles adquiridos pela administração anterior de uma empresa da cidade de Três Corações e 190 de uma empresa de Araraquara, ambos sem processo de licitação.
“Desses, sete apresentaram defeitos e precisaram ser removidos para manutenção. Outro foi transferido de local, atendendo uma necessidade de fluxo de trânsito. Alguns desses temporizadores já perderam a garantia e a manutenção tem um custo alto ao município, cerca de R$ 4,5 mil cada. Estamos verificando a melhor alternativa para que esses equipamentos sejam consertados, mas vamos também abrir essa licitação e adquirir novos temporizadores, com a garantia ampliada”, explicou.
Segundo Nilson, embora bastante populares, os temporizadores não constam nos manuais do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e nem está regulamentado no Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deve implantar projeto piloto por um ano para verificar o comportamento da acidentalidade com a utilização dos semáforos temporizadores. O objetivo é encaminhar esses estudos para o Contran e aguardar homologação ou não do equipamento.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis