NOTÍCIAS

Voltar

Prêmio Drª Rita de Cássia homenageia mulheres negras do município

24 de julho de 2017


Dez mulheres com trajetórias reconhecidas na luta da questão racial serão homenageadas nesta terça-feira (25), por meio do Prêmio Drª Rita de Cássia, organizado pelas Coordenadorias Executivas de Direitos Humanos e também de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ambas da Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular.

A homenagem será realizada a partir das 19h30, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva e faz parte da Semana da Mulher Negra Latino Caribenha e Tereza de Benguela, cuja programação vem sendo realizada no período de 19 a 28 de julho.

O Prêmio Drª Rita de Cássia foi instituído por meio de decreto de 29 de julho de 2016 e homenageia mulheres negras de Araraquara que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social. Este ano as homenageadas são todas mulheres empenhadas na luta das questões raciais. São elas: Alessandra de Cássia Laurindo, Eutícya Luzia de Araújo Carvalho, Ivone Apparecida Sabino Damásio, Luciana Aparecida Antonio Gonçalves, Maria do Carmo Bento dos Santos, Olga Benedicto Calixto, Raquel de Paula, Rita de Cássia Ferreira, Roseli do Carmo Gustavo da Silva e Rosieres de Fatima Botulho.

Vale lembrar que a escolha das homenageadas é feita pelos integrantes do Comcedir (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo), a partir de indicações apresentadas por autoridades, entidades, conselhos municipais, organizações e sociedade civil, que tenham compromisso na luta em defesa dos direitos das mulheres negras.

Vale destacar que Drª Rita de Cássia, que dá nome ao prêmio, nasceu em Marília em 1965, mas foi em Araraquara que passou grande parte da vida, advogando e militando no movimento negro e de mulheres. Ela presidiu a Comissão da Igualdade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Araraquara de 2009 até o ano de 2015, além de ter sido voluntária do SOS Racismo do Centro de Referência Afro Mestre Jorge, integrante do Conselho de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir) e do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab). A ativista, que sempre foi destaque no movimento negro e de mulheres, faleceu no dia 06 de junho de 2016.

O evento tem o apoio do Galpão Estofados e é aberto a todos interessados. O Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva está localizado à Rua São Bento, 794, no Centro da cidade.

 

 

SERVIÇO:

Prêmio Doutora Rita de Cássia Ferreira

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

Data: terça-feira (25/07)

Horário: 19h30

Entrada livre

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis