NOTÍCIAS

Voltar

Projeto de férias na rede municipal resgata história da cidade

29 de julho de 2017


A Secretaria Municipal da Educação de Araraquara, por meio do Centro de Desenvolvimento Profissional dos Educadores (CEDEPE) e o LAPEI (Laboratório Pedagógico da Educação Infantil), desenvolveu o projeto “Era Uma Vez…Araraquara 200 anos” para crianças da Recreação, Berçários e Classe Intermediária, como uma atividade do período de férias da Rede Municipal na Educação Infantil.

 

O projeto teve como objetivo apresentar para as crianças um pouco da história da cidade, através de brincadeiras e ações próprias de cada faixa etária de maneira lúdica, promovendo assim, uma interação entre as crianças das diferentes faixas etárias e uma aproximação da cultura araraquarense.

Outro objetivo do projeto foi aproveitar os diferentes espaços internos e externos da escola para realizar as diversas brincadeiras/atividades durante a Programação de Férias. Durante a primeira semana os alunos tiveram contato com os dinossauros da Araraquara pré-histórica de cerca 140 milhões de anos atrás. Nessa etapa os alunos puderam compreender um pouco da evolução da vida no nosso planeta.

Na segunda semana as crianças conheceram um pouco da infância do escritor araraquarense, Ignácio de Loyola Brandão. O desenvolvimento do tema se deu através da história: “As Aventuras de Ignacinho”, produzida pela educador Reinaldo Oliveira, onde o personagem apresenta espaços importantes de Araraquara através de aventuras e brincadeiras colocando a criança em contato com a literatura. A parceria entre literatura e brincadeiras contribuiu para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos.

A terceira e última semana abordou a “Araraquara que Queremos” por meio da preservação do meio ambiente, aguçando o olhar da criança para a paisagem natural do seu bairro e da cidade, uso sustentável da água, ocupação racional dos espaços e despertando o interesse pela preservação do ambiente em busca de uma Araraquara melhor.

O projeto foi encerrado nesta sexta-feira (28) com uma representação do “Bailo do Carmo”, tradicional baile promovido como forma de expressão, resistência e identidade da comunidade negra araraquarense, onde os alunos puderam dançar e ao mesmo tempo resgatar essa festa que faz parte do patrimônio cultural da cidade e está presente até os dias de hoje.

A secretária da Educação, Clélia Mara Santos destacou a importância desse resgate com as crianças da rede municipal nesse momento histórico para a cidade. “É extremamente importante que desde a mais tenra idade que essas crianças passam a tomar contato com a história das gentes e dos lugares que traduz nossa cidade, ontem e hoje e, ao mesmo tempo, desperte um sentimento de pertencimento a esses 200 anos”.

Ela ressaltou que do ponto de vista educativo do projeto, trabalhar a história do seu território, constitui peças imprescindíveis do processo para que as crianças tenham uma maior compreensão da cidade em que vivem. E frisou que esse projeto não teria sido extraordinário sem o envolvimento, da elaboração a aplicação com as crianças, das/os Agentes Educacionais que atuam na educação infantil.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis