Voltar
‘Queremos colocar metas e tornar o esporte de Araraquara mais eficiente’, diz Edinho
26 de janeiro de 2018
O prefeito Edinho e o secretário de Esportes e Lazer, Everson Miguel Inforsato, o Dicão, participaram de uma reunião com cerca de 30 técnicos de modalidades esportivas para apresentação do decreto nº 11.575, publicado pelo Executivo neste mês.
O decreto estabelece os índices a serem alcançados pelas equipes esportivas do Município em competições oficiais no ano de 2018 e define critérios para a política pública de distribuição de bolsas de fomento para o programa “Adote um Atleta”.
No encontro, realizado no Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o Gigantão (sede da Secretaria), na manhã desta sexta-feira (26), foram apresentados os detalhes do documento e solucionadas as dúvidas dos técnicos sobre sua implantação.
“Queremos colocar metas e tornar o esporte de Araraquara mais eficiente enquanto política pública. Os treinadores entenderam nossa proposta e vão trabalhar junto conosco para o fortalecimento do esporte. Obrigado a eles pelo apoio”, afirmou o prefeito.
“O decreto acaba com a subjetividade. Irão compor as equipes e receber o benefício os atletas que tiverem índice técnico. Também vamos fortalecer as seletivas em diversas modalidades, estimular as escolinhas nos bairros e dar oportunidade a jovens que tenham talento”, explicou Edinho, que ainda informou que R$ 5 milhões serão investidos em 2018 na recuperação de espaços esportivos de Araraquara.
Para Dicão, 2017 foi um ano “de bastante experiência” e de atender as necessidades que eram prioritárias. Agora, neste ano, o decreto irá começar um novo passo. “Queremos estimular os atletas, alcançar melhores condições”, disse o secretário.
Entre os treinadores, a medida da Prefeitura foi bem recebida. “É um decreto importante, porque moderniza uma estrutura que estava engessada”, diz Edson Petroni, técnico da equipe de karatê. “É perfeito, é justo. Cria uma meta e motiva os atletas”, opina Alisson Alves da Silva, treinador de natação.
Ainda participaram da reunião o coordenador de Esportes e Lazer, André Talora, e a gestora de projetos Roseli Gustavo.
O decreto
O texto estabelece que, nas modalidades coletivas em que o município já possua atletas em nível de competição, o índice a ser adotado será o aproveitamento igual ou superior a 70% das partidas realizadas, com no mínimo cinco disputas (partidas) em competições oficiais regionais e/ou amistosas contra adversários de outras regiões esportivas do Estado, entre 1º de fevereiro e 6 de maio de 2018.
O mesmo vale para as modalidades individuais Damas, Xadrez, Tênis e Tênis de Mesa, nas quais o município já possua atletas em nível de competição. A Prefeitura irá organizar competições seletivas durante o mês de fevereiro para a reciclagem das equipes de competição. Após o processo seletivo, as equipes serão submetidas ao processo de qualificação.
Nas modalidades individuais Capoeira, Judô, Karatê e Taekwondo, serão realizados torneios seletivos para identificação dos melhores atletas do município e sua aprovação (para que integrem a equipe de competição). Após as seletivas (de fevereiro a abril), as equipes serão submetidas a, no mínimo, cinco partidas de competições oficialmente reconhecidas e deverão obter o índice mínimo de aproveitamento de 70%.
Demais modalidades individuais (Atletismo Masculino, Atletismo Feminino, Ciclismo Masculino e Feminino, Ginástica Artística Masculina – Categoria Livre, Ginástica Artística Feminina – Categoria Livre, Ginástica Rítmica – Categoria Livre, Natação Masculina e Natação Feminina) tiveram índices a serem alcançados (que são mensuráveis, como distância, tempo de prova e notas) a partir do desempenho dos atletas em competições oficiais regionais, estaduais ou nacionais, ou, subsidiariamente, em torneios seletivos promovidos pela Prefeitura.
Já nas modalidades em que existirem mais de uma equipe em Araraquara, a Administração abrirá inscrições para que elas se credenciem como representantes do município nas competições oficiais. Em março, serão organizadas competições entre essas equipes e a vitoriosa será a representante oficial do Município.
‘Adote um Atleta’
Segundo o decreto, só poderão participar do programa “Adote um Atleta” os atletas que conseguirem alcançar os índices estabelecidos no texto. A Prefeitura irá publicar todo mês, no dia 20, em seu site, os índices dos atletas e os valores recebidos por eles. As bolsas recebidas por atletas ainda em formação não serão suspensas.
Voltar