NOTÍCIAS

Voltar

“Quero ser Preto”: espetáculo nesta sexta (04) reúne teatro, dança e artes visuais

3 de agosto de 2017


Araraquara recebe o Núcleo Arcênico de Criações nesta sexta-feira (04) com o espetáculo de Dança-Teatro “Quero ser Preto”, e também uma oficina. A apresentação será realizada no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, às 20 horas, com entrada gratuita (ingressos distribuídos 30 minutos antes da apresentação).

O espetáculo é uma realização do Núcleo Arcênico de Criações, de São José do Rio Preto, em co-produção com Companhia Azul Celeste e Casa de Criar, produzido com fomento do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura.

“Quero ser Preto” une elementos de teatro, dança e artes visuais, além de projeções de vídeos. A montagem apresenta os obstáculos enfrentados pelo negro na sociedade, colocando em foco o preconceito em suas diferentes formas – social, cultural, racial e de gênero. A classificação indicativa é 14 anos.

O processo de criação do espetáculo fundamentou-se na triangulação da subjetividade dos artistas criadores com a diversidade apresentada no coletivo, tendo como eixo condutor a profusão de ícones religiosos como catalizadores de identidade. A narrativa teve como base a obra “O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro.

O espetáculo tem direção de Jorge Vermelho e dramaturgia de Cintia Alves, sendo o elenco formado pelos atores Alexandre Manchini Jr. e Marina Rico, e pelo artista visual juny-kp!. Entre os parceiros do projeto, destacam-se: o bailarino e coreógrafo paulistano Luiz Fernando Bongiovani, assinando a supervisão coreográfica; Claudia Schapira nos figurinos; e Renato Brito, responsável pelos vídeos projetados. Vale apontar que a diversidade de pensamento e o olhar artístico de diferentes profissionais envolvidos na produção, são elucidados em “Quero Ser Preto”.

Na sexta-feira também, o grupo realiza uma oficina de Dança-Teatro, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa. Basta chegar e participar, sem necessidade de inscrição prévia.

O Núcleo Arcênico foi criado em 2012 e desde então trabalha diariamente a partir de estudos, pesquisas e investigações práticas acerca das possíveis convergências e inter-relações entre teatro, dança e performance em prol de uma linguagem híbrida e contemporânea.

 

FICHA TÉCNICA:

Roteiro e Direção: Jorge Vermelho

Dramaturgia: Cintia Alves

Coreografias: Alexandre Manchini Jr., Cintia Alves, Jorge Vermelho, juny kp!, Luiz Fernando Bongiovanni e Marina Rico

Supervisão Coreográfica: Luiz Fernando Bongiovani

Intérpretes: Alexandre Manchini Jr, juny kp ! e Marina Rico

Cenografia: Jorge Vermelho

Figurinos: Claudia Schapira

Iluminação: Alexandre Manchini Jr. e Jorge Vermelho

Sonoplastia: Jorge Vermelho

Videocenografia: Animato Produtora

Fotos: Jorge Etecheber

Comunicação Visual e Criação Gráfica: juny kp!

Operador de Luz: Luis Fernando Lopes

Operador de Som e Cenotécnia: Elvis Leandro dos Santos

Produção Executiva: Alexandre Manchini Jr. e Jorge Vermelho

Classificação Indicativa: 14 anos

 

SERVIÇO:

Espetáculo “Quero ser Preto” (teatro, dança e artes visuais)

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

Data: sexta-feira (04 de agosto)

Horário: 20 horas

Grátis (ingressos distribuídos 30 minutos antes da apresentação).

 

  • Oficina de Dança-Teatro: sexta-feira, das 10 às 12 horas, na Casa da Cultura (sem necessidade de inscrição prévia)

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis