NOTÍCIAS

Voltar

Quinta (19): Semana do Patrimônio destaca “Mapa afetivo da cidade”

18 de outubro de 2017


Nesta quinta-feira (19), a Semana do Patrimônio apresenta a palestra “Mapa afetivo da cidade”, às 19 horas, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa. A programação é gratuita e aberta a todos interessados.

A palestra “Mapa afetivo da cidade” substituirá “Tempos de Desconstrução”, devido a um problema de ordem pessoal ocorrido com o palestrante. A atividade será e desenvolvida por Beatriz Aied (presidente do Compphara), Luciana Gonçalvez (secretária municipal de Desenvolvimento Econômico) e Fabiana Virgílio (coordenadora de Preservação do Patrimônio Histórico).

“Mapa afetivo da cidade” tem o propósito de reviver os pontos de memória da população, com um mapa afetivo que amplie o olhar sobre a cidade e, que também, descentralize a ideia do “patrimônio” apenas nas regiões centrais das cidades.

“O mapa afetivo tem avançado nas cidades brasileiras para a comunidade reviver seus pontos de memória, afinal o ‘patrimônio’ está na cabeça dos gestores, mas é importante pontuarmos a memória afetiva de toda a população – é a memória da cidade! – e pensarmos o patrimônio material e imaterial”, explica Fabiana. A coordenadora lembra o caso das benzedeiras, por exemplo. “As benzedeiras estão se esvaindo, pois as novas gerações não vêm herdando essa transição e as mais velhas estão falecendo. Como reviver essas memórias que não estão próximas ao Centro e aos museus?”, indaga. “Queremos trazer essa memória à baila!”.

Vale lembrar que, na sexta e no sábado, acontece a I Conferência Municipal de Patrimônio Histórico. Na sexta a abertura será realizada com a mesa redonda “Memórias, Tradições e Construções”, no Auditório José Araújo Quirino dos Santos, na Uniara. Participam da mesa: Profª. Dra. Maísa Fonseca (UNIARA), Profª Dra. Joana D’Arc Oliveira (Prof. Colab. IAU-USP) e Prof. Dr. João Carlos Geraldo (Uniara). Já no sábado, a Conferência tem início às 8h30, no Teatro Wallace Leal. A programação implica:credenciamento, das 8h30 às 9h30; leitura e aprovação do Regimento Interno, às 9h30; divisão dos grupos de trabalho por eixos temáticos, às 10 horas. O grupo às 12h faz um coffee break e às 12h30 retorna para a plenária final e aprovação das propostas.

 

SERVIÇO

Semana do Patrimônio Histórico

 

Quinta (19/10)

– 19h – palestra “Mapa afetivo da cidade” – Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa

 

Sexta (20/10)

– 19h – Abertura da I Conferência Municipal de Patrimônio Histórico (mesa redonda: “Memórias, Tradições e Construções”) – UNIARA – Auditório José Araújo Quirino dos Santos

 

Sábado (21/10)

– 8h30 – Conferência Municipal de Patrimônio Histórico – Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues

 

Programação gratuita

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis