NOTÍCIAS

Voltar

Rede Museu traz a questão indígena à pauta de abril

6 de abril de 2018


A Rede Museu de Araraquara, em março e abril, vem desenvolvendo atividades que tomam como ponto de partida um tema escolhido pelos próprios servidores/mediadores culturais do município. “Alteridade” é a proposta desse bimestre e, agora em abril, o tema traz a questão indígena à pauta. Para lembrar o Dia do Índio, duas exposições iniciam nesta segunda-feira (09): “Todo dia era dia de índio”, no MIS – Museu Imagem e Som; e “Jóias de Pena”, no Museu Voluntários da Pátria.

“Todo dia era dia de índio” apresenta uma discografia com músicas gravadas com a temática indígena. O visitante pode realizar a escuta das músicas que escolher.

A exposição é gratuita e pode ser conferida de segunda à sexta-feira, das 12h às 20 horas. O MIS está localizado na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, à Rua São Bento, 909, no Centro da cidade.

Já a exposição “Jóias de Pena”, no museu da Praça Pedro de Toledo, apresenta peças do acervo acrescidas de outros objetos. O destaque são duas “jóias” compostas por penas com cores e simetria ímpares. As “jóias” são dois colares que estão, inclusive, emoldurados e, há também, um par de brincos.

No demais, o público também poderá observar variados objetos da cultura indígena brasileira, com destaque para cestarias, cerâmicas, armas (como arcos, flechas e lanças), objetos de adorno pessoal (enfeites de cabeça, braceletes, cocares, colares).

O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria está localizado à Praça Pedro de Toledo, s/nº, no Centro. O horário de visitação é de: segunda-feira à sexta-feira, das 9h15 às 17h15; e aos sábados das 9h30 às 12 horas.

Rede Museu – O objetivo da Rede Museu de Araraquara é iniciar um processo de integração entre os espaços museais, com o desenvolvimento de atividades que tenham como ponto de partida um tema que busque unificar as ações dos museus e garantir a pluralidade e especificidade de cada um.

O tema que vem norteando o trimestre (fevereiro, março e abril) – é “alteridade” (definição: situação, estado ou qualidade que se constitui através de relações de contraste, distinção, diferença, natureza ou condição do que é outro, do que é distinto).

Vale lembrar que a Rede Museu é composta por: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, MAPA – Museu de Arqueologia e Palentologia, MIS – Museu de Imagem e do Som Maestro José Tescari e Museu do Futebol e dos Esportes.

SERVIÇO:

Rede Museu de Araraquara apresenta as exposições:

  • “Todo dia era dia de índio”

Local: MIS – Museu Imagem e Som Maestro José Tescari (anexo à Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa – Rua São Bento, 909 – Centro)

– Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 12h às 20 horas

  • “Jóias de Pena”

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº – Centro)

– Horário de visitação: segunda-feira à sexta-feira, das 9h15 às 17h15; e aos sábados das 9h30 às 12 horas

Período: de 09 a 30 de abril

Grátis

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis