NOTÍCIAS

Voltar

Região do Jardim Imperador consegue reforma de CER pelo OP

9 de junho de 2017


A reforma e a ampliação do CER (Centro de Educação e Recreação) “Honorina Comelli Lia”, no Jardim Imperador, foi a prioridade escolhida pela Região 2 do OP (Orçamento Participativo) e será incluída no orçamento da Prefeitura para 2018.

 

A plenária foi realizada no próprio CER do Imperador, na noite de quinta-feira (8). A votação foi ‘esmagadora’: entre quase 230 pessoas, 172 escolheram a proposta vencedora — as outras eram a reforma e ampliação do EMEF “José Roberto de Pádua Camargo”, a reforma do CER “Cyro Guedes Ramos” e a implantação de academias e praças de esportes.

 

O encontro reuniu as sub-regiões do Jardim Imperador (que inclui Jardim Aclimação, Jardim Brasília, Jardim do Bosque, Jardim Marivan, Vila Sedenho, entre outros) e do Santa Angelina (com Vila Yamada, Jardim Biagioni, Fonte, Vila Harmonia e bairros próximos).

 

Todas as propostas tiveram moradores fazendo a defesa e ressaltando a importância de cada obra. Porém, na hora do voto, foi preponderante a mobilização entre os funcionários do CER e as mães das crianças atendidas, que lotaram o pátio da unidade para a plenária.

 

“O CER não passa por manutenção há quase uma década. As mães das crianças se mobilizaram e levaram os moradores para a votação, dando um exemplo de participação e cidadania”, afirma o prefeito Edinho.

 

“Esse é o OP, uma nova forma de exercer o poder. A melhor forma de governar é essa, quando a população escolhe o que é necessário ser feito, decide os rumos da cidade. Só tenho a agradecer por vocês terem acreditado nesse processo”, declarou às pessoas presentes.

 

Antes da votação, a secretária de Educação, Clélia Mara dos Santos, explicou que todas as unidades de ensino de Araraquara irão precisar de manutenção, devido ao estado em que foram encontradas. Porém, uma ordem de investimentos precisa ser priorizada.

 

“Cada uma das obras é extremamente importante. E toda ampliação é bem-vinda, pois isso significa que menos crianças estarão fora da escola”, lembrou.

 

Além da votação do investimento prioritário da região, a plenária ainda elegeu quatro representantes para o COP (Conselho do OP) e um representante para o Conselho de Usuários do Transporte Coletivo.

 

Ainda participaram da plenária, além dos secretários e coordenadores da Prefeitura, os vereadores Paulo Landim (PT), Thainara Faria (PT) e Rafael de Angeli (PSDB) e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva.

 

“Eu acho muito importante a vinda das autoridades ao bairro para perguntar à população quais seriam os problemas deles. E é muito importante a população vir, porque, nesse caso, são as duas partes que se encontram para discutir um problema comum”, afirmou Inéia Paula Amorim, moradora da Vila Harmonia.

 

Para Miguel de Souza, que mora no Jardim do Bosque, a presença da população é um “dever”. “É dever de todo mundo opinar sobre aquilo que é bom para o seu bairro e, de um modo geral, bom para toda a cidade.”

 

Próxima plenária

 

A próxima plenária regional será na segunda-feira (12), na EMEF “Eugênio Trovatti”, em Bueno de Andrada, às 19h, pela Região 10.

 

O encontro irá reunir moradores do distrito de Bueno, do Assentamento Monte Alegre e dos bairros Chácara Flora, Rosa Martins, Parque Planalto e Recanto dos Nobres. Somente uma ação será escolhida.

 

As propostas que chegam para a votação, de Bueno, são a reforma e a ampliação do CER “Eugênio Trovatti”, a construção de novas salas na EMEF “Eugênio Trovatti”, a construção de uma passarela no cruzamento da linha do trem.

 

No Assentamento Monte Alegre, foram sugeridas pela população a construção de uma unidade de saúde e a ampliação e a reforma da EMEF “Maria de Lourdes Silva Prado” e do CER “Madre Maurina”.

 

Na região da Chácara Flora, foram indicadas a pavimentação e a construção de galerias e a preservação de mananciais da represa.

 

O calendário completo e todas as informações do OP estão no site da Prefeitura: www.araraquara.sp.gov.br/op.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis