NOTÍCIAS

Voltar

Rodas de conversa sobre igualdade racial serão realizadas nesta terça-feira (23)

22 de maio de 2017


Duas atividades da programação do mês de maio “Da abolição ao reconhecimento” buscam discutir e propor diferentes disposições para o enfrentamento ao racismo. As atividades serão realizadas nesta terça-feira (23), sendo uma na manhã e a outra à tarde.

 

No CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Cecap, às 9 horas, a atividade contará com a participação dos grupos de mulheres do bairro, assistidas pela instituição. A ideia é desenvolver o tema “Igualdade Racial” a partir de um bate-papo, onde sejam abordadas dúvidas e ideias das participantes, tendo como referência o vídeo de Luana Genót “Sim à Igualdade”, no TEDx São Paulo Salon (evento que dissemina ideias e compartilha experiências inspiradoras, gerando discussões e reflexões sobre questões importantes para a sociedade entre os participantes).

 

A atividade tem como principal objetivo discutir as vivências de ser mulher negra como também apresentar as justificativas para que exista órgão que cuidem de Políticas para Promoção da Igualdade Racial.

 

No período da tarde, a roda de conversa tem a participação dos adolescentes atendidos no CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) Girassóis, no bairro Santana. O tema “Juventude e situações de conflito com a Lei” será abordado pelo educador social Alexandre Santos, tendo como estímulo o videoclipe “Favela Vive” (Cypher), com participação dos rappers ADL, BK, Funkero e MV Bill.

 

A atividade visa promover reflexões sobre os processos e situações sociais que contribuem para que determinados grupos sociais se encontrem sistematicamente em situações de conflito com a lei.

 

Toda a programação é realizada pela Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR) e do Centro de Referência Afro Mestre Jorge, por meio da Secretaria de Planejamento e Participação Popular.

Vale lembrar que dentro da programação de maio, no dia 25, Dia da África, será realizada no Centro de Referência Afro, uma mesa redonda mediada por Jéssica Evelyne Querido da Conceição, natural de Cabo Verde e estudante de Engenharia Aeronáutica na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC–USP) e por Fontes Endualo Pessi, natural de Angola, graduado em Biologia pela UFSCar e professor da Universidade Independente de Angola.

 

SERVIÇO:

Programação do mês de maio – Rodas de Conversa

Data: terça-feira (23 de maio)

 

– Igualdade racial

Local: CRAS Cecap (Rua Lázaro Aranha do Amaral, 268 – Cecap)

Horário: 9h

 

– Juventude e situações de conflito com a Lei, com professor Alexandre Santos

Local: CREAS Girassol (Rua Castro Alves, 3267 – Santana)

Horário: 13h30

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis