NOTÍCIAS

Voltar

Sambadô leva Cultura Popular ao Choro das Águas

24 de maio de 2018


O grupo Sambadô traz o resultado de suas pesquisas em diversas manifestações culturais tradicionais brasileiras para a Praça do Daee – Fonte Luminosa, onde acontece neste domingo (27) mais uma edição do Choro das Águas. A programação apresenta ainda: recreação infantil e uma variada Feira de Artesanato com diversas opções de presentes.

Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, em parceria com o Daae, o Choro das Águas tem início às 16 horas com a Feira de Artesanato apresentando a produção de artistas da cidade e região, com ótimas opções de presentes artesanais e preços especiais. A ideia é estimular a economia criativa e incentivar as pessoas a comprarem de quem faz. Também, a partir das 16 horas, uma programação infantil apresenta contação de histórias e atividade de arte educação.

Sambadô – A partir das 17h30, o grupo Sambadô – composto por ex-integrantes do grupo de cultura popular Bando do Tiê Preto – realiza uma apresentação que explora todas as linguagens do samba de coco do Recife e Paraíba: canto, dança, embolada, trupé e percussão.

O repertório conta ainda com o Boi do Maranhão e Cacuriá.  O Sambadô, nesta apresentação, explica a origem do grupo e suas referências: o fundamento do samba de coco, sua raiz africana e indígena, explicam também a dança, as palmas e a brincadeira de roda. A ideia é que o público seja parte do show, através da roda e da brincadeira de umbigada.

Sambadô é formado por: Aline Lopes Rodrigues, Amanda Barbosa dos Reis, Ayra Caroline Monteiro Martha, Élide Mendonça dos Santos e Jonatan dos Santos Bugada.

O grupo trabalha com pesquisas de diversas manifestações culturais tradicionais que emergem no país, mais especificamente aquelas de origem nordestina, tais como: ciranda, capoeira, maracatu de baque virado, samba de roda da Bahia, samba de coco – entre outras.

Os integrantes acreditam na importância de se propagar a cultura do país: indígena, afrodescendente e multicultural, como forma de resistência e reverência à história do povo brasileiro.

Nesta apresentação, o grupo conta com a participação das crianças participantes das Oficinas Culturais da Horta Comunitária da Zona Norte.

Toda a programação do Choro das Águas é gratuita. A Praça do Daae está localizada na Fonte Luminosa, à Av. Bento de Abreu, próxima ao Gigantão.

Aprendizado – O Sambadô – além da alegria de suas apresentações – tem também uma missão muito especial, que vai além do entretenimento: o grupo compartilha seus conhecimentos e saberes populares – muitas vezes desprezados na contemporaneidade.

Por meio de Amanda Barbosa, integrante do grupo, o Sambadô facilita oficinas de samba de coco e danças populares nas Oficinas Culturais Municipais de Araraquara, atuando em cinco bairros, entre eles o Valle Verde, onde está desde fevereiro desse ano.

Na Oficina, Amanda desenvolve a dança, a música, a expressão corporal e resgata a ancestralidade nas crianças através da cultura popular e da brincadeira de roda. Com bate-papo, as crianças aprendem mais sobre a Cultura Popular, o canto de trabalho, a embolada, os instrumentos percussivos, o trupé e a dança.

Assim, os participantes são levados a tocar os instrumentos e interagir na roda, além de adquirem conhecimentos sobre a tradição oral do samba de coco, transmitidos verbalmente de geração para geração nas comunidades do Recife e da Paraíba. Recriando estes espaços, em diferentes Estados do país, o Sambado vem contribuindo para a preservação e valorização da cultura brasileira.

A Oficina está com inscrições abertas, sendo realizadas aos sábados, das 14 às 18 horas, na Horta Comunitária da Zona Norte, localizada na Rua José dos Santos Save, nº1204, ao final da rua 39. As inscrições estão abertas e a programação é gratuita.

SERVIÇO:

Choro das Águas

Local: Praça do Daae-Fonte Luminosa (Av. Bento de Abreu, s/nº – próximo ao Gigantão)

Data: domingo (27 de maio)

Horários:

– 16h: Feira de Artesanato + programação infantil

– 17h30: grupo Sambadô

Grátis

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis