NOTÍCIAS

Voltar

SAMU: base de Araraquara promove capacitação regional

25 de setembro de 2017


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que tem base em Araraquara e atende 16 municípios da região central do estado, promoveu no sábado (23) capacitação para os 25 profissionais que integram as unidades de Itápolis e Boa Esperança do Sul. Participaram médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiras e motoristas socorristas.

Na primeira etapa na base de Araraquara, ao lado do antigo Pronto-Socorro Municipal da Vila Melhado, houve uma explanação teórica sobre as primeiras providências no atendimento de acidentes com múltiplas vítimas. Em seguida, o grupo se deslocou até a UPA do Selmi Dei, na região nordeste, local da aula prática de um acidente simulado.

“A capacitação é continuada e visa aprimorar a técnica e melhorar cada vez mais o atendimento à população. O grupo participou intensamente e também acrescentou sugestões”, avalia a enfermeira e gestora do SAMU Araraquara, Alessandra Somenzari.

Durante o simulado, os profissionais atuaram no atendimento a sete vítimas envolvidas em acidente com dois veículos, sendo várias as lesões como traumatismo craniano, fraturas expostas em membros inferiores e escoriações. Entre elas houve uma vítima fatal. Um bebê de oito meses.

“O fator emocional do profissional do SAMU é fundamental no atendimento às vítimas”, opina o motorista socorrista Sérgio Monteiro, da unidade de Boa

Esperança do Sul.

 

SAMU Regional

 

Vale destacar que a região de Araraquara possui três viaturas móveis avançadas e 12 básicas atuando 24 horas e conta com mais de 200 profissionais, sendo 120 da base local.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis