NOTÍCIAS

Voltar

‘Saúde Cidadã’ já realizou mais de 1 mil exames

7 de novembro de 2017


Em menos de um mês, o programa “Saúde Cidadã” já realizou cerca de 1 mil exames e quase 50 cirurgias em pacientes que aguardavam atendimento na fila de espera. A informação é da secretária de Saúde, Eliana Honain, que participou do programa “Canal Direto com a Prefeitura” nesta segunda-feira (6).

 

Segundo Eliana, a grande demanda da população é de ultrassonografias de diversas especialidades (cerca de seis mil). “Nós temos feito 500 por final de semana”, disse a secretária. Normalmente, o SUS realiza 22 cirurgias mensais, em média. Pelo “Saúde Cidadã”, foram 16 apenas nesta semana.

“Nós estamos fazendo contato por telefone. As pessoas manifestam interesse, vêm até a Secretaria de Saúde e já saem com o agendamento”, ressalta Eliana.

A secretária destaca que os pacientes devem ter o cadastro atualizado nas unidades de saúde em que são atendidos. Além disso, caso não haja mais interesse pelo atendimento ou surja um imprevisto, é preciso comunicar.

“Se você recebeu o telefonema e não tem mais interesse, avisando-nos com 24 horas de antecedência, há a possibilidade de passar para outro paciente e remarcar o atendimento.”

Para Eliana, a meta não é só zerar a fila de espera. “Vamos mensurar qual é nossa necessidade mensal em cada procedimento, para que as filas não perdurem e a gente possa trabalhar em um número necessário para atender à demanda da população”, explica.

 

Próxima etapa

A próxima etapa do Saúde Cidadã será somente com consultas de especialistas. “Temos uma demanda extremamente reprimida em oftalmologia, neurologia e urologia. Estamos fazendo contato com os profissionais para o planejamento dos mutirões”, antecipa.

O “Saúde Cidadã” é realizado em parceria com o Ministério da Saúde, a Maternidade Gota de Leite e a Santa Casa de Araraquara. O programa, além de zerar as filas, também ajuda no atendimento de urgência e emergência, como as UPAs (unidades de pronto atendimento).

“Nós evitamos que a pessoa, por falta de diagnóstico ou resolução do problema, retorne constantemente à UPA. Fazendo o procedimento, acabamos com o problema de saúde dela”, explica Eliana.

O “Canal Direto com a Prefeitura” é exibido pela página “Prefeitura de Araraquara” no Facebook, ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30. Nesta terça-feira (7), o programa é especial e dá lugar ao “Conversa com o Prefeito”, oportunidade em que o prefeito Edinho responde a perguntas da população.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis