NOTÍCIAS

Voltar

Saúde entrega 80 mil fitas de medição de glicemia nos postos

2 de março de 2017


A Secretaria de Saúde distribuiu 80 mil fitas reagentes para a medição de glicemia a todas as unidades de saúde de Araraquara, nesta quinta-feira (2).

Por um problema no edital de uma licitação, o material estava em falta na rede pública desde os últimos meses do ano passado, o que deixou a população que possui diabetes sem o controle diário da glicemia por meio da rede pública.

Logo no início do mandato, a Prefeitura abriu nova licitação para a entrega das fitas. “Tivemos que obedecer alguns prazos. Quando o edital foi aberto, a gente fez a compra no menor tempo possível”, explica a coordenadora executiva de gestão da Secretaria de Saúde, Élide Inforsato. Um segundo pedido já está sendo feito para que as fitas não acabem antes do prazo.

Alguns postos de saúde possuíam as tiras para testes dentro das unidades, mas não havia estoque suficiente para que os pacientes pudessem levar para casa — quem tem a doença possui o aparelho medidor, onde as fitas com a amostra de sangue são aplicadas diariamente.

O CMS (Centro Municipal de Saúde) “Raphael Sorbo”, no bairro Santa Angelina, recebeu as caixas com as fitas logo na manhã desta quinta. A previsão é de que o material abasteça a unidade por um mês.

Segundo as enfermeiras responsáveis, Karen Grecco de Freitas e Luciene de Fátima Grillo dos Santos, houve muita procura por parte dos diabéticos do Santa Angelina e de bairros vizinhos como o Jardim Tangará, o Jardim Dom Pedro I, a Vila Yamada e o Jardim Paraíso (que tem unidade de saúde, mas não tem farmácia nela).

“É muito importante os diabéticos terem as fitas para o controle [da glicemia]. Voltando as fitas ao estoque normal, a gente pode atender à demanda da população e o pessoal pode fazer o controle adequado. A procura foi muito grande, pois ficou em falta por um período longo”, ressalta Karen.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis