NOTÍCIAS

Voltar

Saúde enumera série de realizações ao longo de 2018

6 de dezembro de 2018


 

 

Confira a entrevista na íntegra: 

https://www.facebook.com/prefeituraararaquara/videos/269146027092149/

A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, fez na terça-feira (4), em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, um balanço das ações de sua pasta ao longo de 2018.

De todas as realizações, o que mais emocionou, segundo disse, foi o lançamento do programa ‘Saúde em Casa’. Principalmente quando os idosos falavam da importância do recebimento dos medicamentos em suas residências por ser difícil para eles ter que caminhar até o posto de saúde ou conseguir que alguém da família fosse buscar os produtos.

“Ter ouvido isso além de compensar todas as dificuldades que enfrentamos este ano, nos estimula cada vez mais a continuar nossa luta em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou Eliana.

Leia a seguir um resumo das principais ações da Saúde em 2018 em Araraquara:

Saúde em Casa: Este projeto pioneiro de entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo para pacientes com doenças crônicas foi lançado em março deste ano, visando contemplar as 17 unidades de saúde da rede municipal que não dispõem de farmácias.

Quinze unidades já foram contempladas e a meta é expandir o programa em 2019 até para as unidades que têm farmácias. Tudo para facilitar cada vez mais para a população usuária, segundo Eliana.

Atualmente, o Saúde em Casa atende a mais de 2 mil pessoas da periferia da cidade que precisam dos medicamentos

Abastecimento: Durante este ano todo, a Prefeitura conseguiu manter o abastecimento dos medicamentos necessário tanto na rede básica quanto nas UPAs, graças ao empenho da assistência farmacêutica do município e do prefeito Edinho

Novos profissionais: Também foram contratados profissionais que faltavam na rede, principalmente na área especializada, como médicos psiquiatras, e firmado contrato com a Santa Casa para ampliar o número de urologistas.

No último dia 30 (de novembro) foi homologado o concurso público com todas as áreas médicas para a contratação de novos profissionais. A meta é formar uma equipe volante, a partir de janeiro de 2019, para cobrir férias e afastamento de profissionais. Também neste ano foram contratados novos médicos pediatras e clínicos para a rede pública.

“Como temos 33 unidades de Atenção Básica de Saúde, são necessárias de quatro a cinco equipes volantes para que não faltem profissionais na rede para atender a demanda. Como em algumas especialidades não existem profissionais disponíveis no mercado, vamos buscar parecerias para resolver a questão. Também será necessário repor técnicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas para o (programa) Estratégia de Saúde da Família”.

Saúde Cidadã: Criado para suprir a demanda por exames laboratoriais e cirurgias eletivas, o programa teve êxito este ano a partir das parcerias firmadas com a Santa Casa e com a Maternidade Gota de Leite. Ambas propiciaram a realização de diversos procedimentos, como vasectomias e laqueaduras, além de cirurgias de hérnia e vesícula e de cirurgias ortopédicas.

“Em 2018, quadruplicamos a capacidade de exames de ultrassom, apesar da fila, e de ecocardiograma e mamografia. Há filas ainda porque a demanda é muito grande, mas o programa será retomado em 2019. Também as UPAs ganharam mais profissionais este ano, como pediatra 24 horas na UPA Valle Verde. Não tivermos problemas de falta de médicos nas UPAS este ano. Temos até um controlador de fluxo (de pacientes) para melhorar a qualidade da assistência”.

Cadeiras de roda: Com investimentos de quase R$ 1 milhão, foram entregues cadeiras especiais para portadores de paralisia cerebral, acabando com as filas de espera até então.

Santa Casa: Existe uma relação muito boa entre a Prefeitura e a grande parceira Santa Casa, apesar das dificuldades financeiras de ambos os lados. “Não tivemos muitos problemas com internações, com a instalação dos 18 leitos de retaguarda, disponibilizados a partir de agosto de 2017”.

Conforme explicou a secretária da Saúde, todos os mutirões para zerar ou diminuir filas de muito tempo de espera foram realizados este ano na Santa Casa, em maior número pela sua grande capacidade de atendimento, e na Gota de Leite.

Eventos: Este ano, foram realizados o 1º Encontro de Prevenção ao Câncer Infantil; o 3º Simpósio sobre Saúde Mental; e o 3º Reabilitara, envolvendo pessoas portadoras de deficiência. “São realizações muito importantes para a população e também para capacitar nossos profissionais da rede pela melhoria na qualidade da assistência”, concluiu Eliana.

Canal Direto

Programa de entrevistas sempre com um representante do governo, o ‘Canal Direto com a Prefeitura’ vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30, via TV Web Participativa, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara.

 

 

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis