NOTÍCIAS

Voltar

Saúde inicia nesta quarta (19) campanha de vacinação contra gripe

17 de abril de 2017


Por meio da Vigilância Epidemiológica, a Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta quarta-feira (19), em Araraquara, para trabalhadores da área da saúde e idosos a partir dos 60 anos, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, ou gripe, que vai até 26 de maio.

De acordo com a enfermeira da Vigilância, Mariana Cristina Câmara, nessa primeira etapa da campanha deverão ser aplicadas aproximadamente 37 mil doses da vacina, já que o município registra 29.650 idosos e 7.298 trabalhadores da saúde, dos setores público e privado.

A campanha será realizada por etapas e a cada semana entrará um novo grupo a ser vacinado: a partir de 24 de maio, crianças, gestantes e púrpuras; de 2 de maio, pessoas com doenças crônicas; e 8 de maio, professores. Vale destacar que a novidade da campanha em 2017 é que a partir de agora os professores das redes pública e privada também passam a fazer parte do público-alvo.

No total, Araraquara projeta aplicar 64.200 doses da vacina, nos postos de saúde da rede municipal e no Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.  O ‘Dia D’ da campanha será no sábado, 13 de maio, dia em que a vacinação será realizada também em todo o País.

 

Público-alvo

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), além de idosos, trabalhadores da saúde e professores, o público-alvo da campanha engloba crianças de seis meses a menores de cinco anos (de quatro anos, 11 meses e 29 dias), povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar este ano até 90% da população considerada de risco para complicações por gripe.

 

 

SERVIÇO:

Vacinação contra gripe em Araraquara

Datas em Araraquara: de 19 de abril a 26 de maio

Dia D: sábado, 13 de maio

Locais: Rede Municipal de Saúde e Sesa

Público-alvo inicial: trabalhadores da saúde pública e privada, e idosos acima de 60 anos

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis