NOTÍCIAS

Voltar

Saúde: pré-Conferência da região leste debate ampliação dos serviços da rede básica

13 de julho de 2017


Quase 100 pessoas participaram na noite de quarta-feira (12) da pré-Conferência Municipal de Saúde da região Leste, em Araraquara, para debater melhorias na estrutura e serviços prestados no setor para o próximo exercício.

Realizada no CER (Centro de Educação e Recreação) Cotinha de Barros, no Jardim Brasil, pelo Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadoria de Participação Popular, a pré-Conferência elegeu dez propostas para serem apresentadas na VI Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 11 e 12 de agosto, no auditório da Unip (Universidade Paulista).

Mais de 30 propostas foram apresentadas entre elas o aproveitamento de vagas ociosas nas consultas; ampliação das especialidades no NGA3; diminuição da fila de espera nas cirurgias eletivas, ampliação do quadro de neurologistas no NGA3; autonomia ao médico de família e reabertura da farmácia da unidade do Jardim Brasil.

O médico Phelipe Antônio Calixto, que atua na unidade do Jardim Brasil, argumentou sobre a valorização do médico de família nas unidades da rede básica. “Todos os usuários precisam de um profissional da medicina que possa ser chamado de meu médico”. Calixto também sugeriu um sistema avançado para que o usuário tenha o problema, que o aflige, resolvido em até 48h.

Mais profissionais para a saúde mental e reabertura da farmácia no Jardim Brasil foram as propostas apresentadas pela usuária Francisca Ferreira de Souza. “Nossa região está bem servida com os equipamentos de saúde e estamos felizes com o trabalho do médico Phelipe Calixto”, elogiou.

Para o coordenador da Secretaria da Saúde, Edison Rodrigues Filho os participantes da pré-Conferência contribuíram de maneira significativa para a próxima etapa. “Propostas aprovadas e não aprovadas serão analisadas com critério para realizarmos uma conferência de alta qualidade no próximo mês”, avaliou.

Também foram eleitos 29 delegados da região Leste, sendo 21 representantes dos usuários e 8 dos gestores. Eles terão direito a defender propostas e votar no evento de agosto.

5ª Pré-Conferência

 

A quinta pré-Conferência de Saúde envolvendo toda a população da região rural e do Distrito de Bueno de Andrade, será realizada na próxima quarta (19), às 19h, no Centro Internacional de Convenção. Essa encerra o calendário das cinco pré-Conferências, que tem por objetivo o diálogo com todas as regiões da cidade e visa a preparação para a Conferência em agosto.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis