NOTÍCIAS

Voltar

Saúde realiza em Araraquara 11ª Conferência Municipal

9 de agosto de 2017


A secretária Municipal da Saúde, Eliana Honain, reforçou nessa quarta-feira (9), a importância da 11ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nesta sexta-feira (11) e sábado (12), no Auditório da Unip (Universidade Paulista) de Araraquara.

Durante entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ pela TV Web Participativa, via página do Facebook da Prefeitura de Araraquara, Eliana destacou os eixos do debate da Conferência, sob o tema ‘Nenhum direito a menos. Em defesa do SUS’ – Sistema Único de Saúde!

“Uma das diretrizes do debate é a participação da população, seja pelo Conselho Municipal de Saúde ou pela própria Conferência Municipal, com as propostas de melhorias para a saúde no município”, disse Eliana.

A secretária destacou que na noite desta sexta (quando será aberta a Conferência, às 19h) e durante todo o sábado, serão apresentadas na Unip as propostas aprovadas durante as cinco pré-conferências realizadas entre junho e julho, envolvendo todas as regiões de Araraquara, inclusive a rural.

A ampliação dos serviços na rede pública e dos leitos hospitalares com atendimento SUS, o fortalecimento da Saúde Mental e diminuição das filas de espera por cirurgias, foram algumas das propostas aprovadas durante as prés, que serão debatidas na Conferência, segundo Eliana Honain.

 

SUS mais forte

Sobre o tema do evento, a secretária de Saúde ressaltou a importância da luta pelo fortalecimento do SUS, com maior financiamento e gestão deste serviço público gratuito, garantido pela Constituição de 1998 a todo brasileiro.

Eliana ainda afirmou que os médicos da Rede Básica de Saúde têm autonomia  em Araraquara para receitar medicamentos e exames, com exceção de exames específicos e de altos custos, que são pedidos por especialistas.

E lembrou que em breve a Prefeitura e a Santa Casa deverão entregar mais 18 leitos SUS à população de Araraquara e região, visando reverter o problema da fila de espera por internações.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis