NOTÍCIAS

Voltar

Saúde realiza neste sábado Dia D da campanha contra gripe

8 de maio de 2018


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizará neste sábado (12), em Araraquara, o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, ou gripe, que teve início em 23 de abril e vai até 1º de junho para grupos prioritários. Neste mesmo dia, a Saúde realizará conjuntamente na cidade, através da Gerência de Saúde Bucal, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, aberta a toda população.

Pelo calendário de vacinação do Ministério da Saúde, a campanha começou vacinando idosos, a partir dos 60 anos de idade, e trabalhadores da área da saúde. Na sequência, desde 2 de maio, está vacinando crianças de 6 meses de idade até cinco anos incompletos e gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

A partir desta quarta-feira (9), começam a ser vacinadas pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças renais e respiratórias, além de professores das redes pública e privada.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mariana Câmara, reitera que a vacina é composta de vírus inativados, “totalmente segura, e por isso, muito importante para prevenir a população”.

Estrutura
Até 1º de junho, a campanha nacional atingirá povos indígenas, pessoas privadas de liberdade – incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional. Também pessoas com deficiências específicas devem se vacinar.

Em Araraquara, a rede municipal de Saúde é composta por 32 postos e as doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, incluindo o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara).

A meta do Ministério da Saúde é vacinar até 90% da população, ou  54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários, consideradas de risco para complicações por gripe.

Câncer bucal
A rede municipal de Saúde possui 24 postos de atendimento odontológico para a realização de exames bucais até 1º de junho, incluindo o Dia D da campanha, neste sábado, 12 de maio.

Quem apresentar problemas bucais diagnosticados será agendada para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Araraquara para, se for o caso, iniciar o tratamento.

O objetivo do exame é aumentar o índice de diagnóstico precoce da doença, de lesões potencialmente malignas, e valorizar a importância da prevenção e do autoexame.

Os principais fatores de risco para o câncer bucal são a ingestão crônica de bebidas alcoólicas, o uso de tabaco e exposição prolongada à radiação solar.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis