NOTÍCIAS

Voltar

Saúde realiza sábado “Dia D” de vacinação contra a gripe

9 de maio de 2017


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizará neste sábado, em Araraquara, o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, ou gripe. Neste mesmo dia 13 de maio, a Gerência de Saúde Bucal (órgão da própria Secretaria de Saúde) também realizará o “Dia D” da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal direcionada a pessoas acima dos 60 anos.

 

Até 26 de maio, a Vigilância Epidemiológica projeta aplicar as doses da vacina em até 90% (ou 45 mil) das cerca de 51 mil pessoas que compõem no município os chamados grupos de risco que podem ter complicações por gripe.

 

Até quinta-feira (5) da semana passada, dia em que é fechado o balanço semanal da campanha, a Saúde havia imunizado cerca de 7.500 pessoas na cidade ou 14% do público-alvo.

 

Além de idosos a partir dos 60 anos, outros grupos considerados de risco são compostos de trabalhadores da saúde, professores e crianças de seis meses a menores de cinco anos (de quatro anos, 11 meses e 29 dias).

 

Também fazem parte povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional.

 

Além dos postos de saúde da rede municipal, a vacina também está disponível no Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara). Durante a semana, a doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. No “Dia D”, serão disponibilizadas das 8h às 16h30.

 

Vale destacar que portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

 

Câncer Bucal

 

A Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, realizada no mesmo período e horário da Campanha Contra a Gripe nas unidades de Saúde do município, tem como público-alvo pessoas com 60 ou mais anos de idade. Outras faixas etárias podem eventualmente ser atendidas caso apresentem algum sintoma da doença.

 

Essa campanha visa aumentar no município o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal, de lesões potencialmente malignas e valorizar a importância da prevenção e do auto-exame.

 

Quem apresentar problemas bucais diagnosticados durante a campanha serão agendadas para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Araraquara para tratamento.

 

Riscos

 

Os principais fatores de risco para o câncer bucal são: ingestão crônica de bebidas alcoólicas, uso de tabaco e exposição prolongada à radiação solar.

 

A maioria dos casos é diagnosticada tardiamente o que torna o prognóstico desfavorável e os tratamentos mutilantes e paliativos.

 

O diagnóstico do câncer de boca, quando realizado no estágio inicial, pode ser curável.

 

Para prevenir a doença deve-se evitar o consumo de cigarro e bebida alcoólica em excesso e proteger os lábios contra os raios solares usando protetor labial com filtro solar.

 

 

SERVIÇO

 

“Dia D” de Vacinação contra gripe e Prevenção contra câncer bucal

 

Data: 13 de maio, sábado, das 8h às 1630

 

Locais: Rede Municipal de Saúde e Sesa

 

(Dias normais: 2ª a 6ª feira, das 7h30h às 15h30)

 

Unidades de Saúde

 

USF Santa Lúcia II

USF Vale Do Sol

USF Maria Luiza

USF Marivan

USF Pinheiros

USF Parque Laranjeiras I

USF Iedda

USF Jadim Brasil

USF Biagioni

USF Cruzeiro Do Sul

USF Bueno De Andrada

USF Altos De Pinheiros

USF Indaiá

USF Paraiso

USF Santana

USF Bela Vista

USF Parque São Paulo

CMS Selmi Dei I

CMS Selmi Dei Iv

CMS Vila Xavier

CMS Yolanda Opice

CSM Cecap

CSM Iguatemi

CMS Melhado

CMS Santa Angelina

CMS Jardim América

CMS Paulistano

Serviço Especial de Saúde – Sesa

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis