NOTÍCIAS

Voltar

Secretaria de Segurança lança programa educativo nas escolas municipais

5 de abril de 2017


A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, dará início no dia 24 de abril ao Programa Guardando o Amanhã. Mais de 750 alunos do ensino fundamental de 14 escolas municipais serão beneficiados com a iniciativa.

 

Desenvolvido pelo núcleo de Programas Educativos de Combate à Violência da GCM (Guarda Civil Municipal) com o apoio das secretarias municipais de Educação, Obras e Serviços, Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) e CTA (Controladoria do Transporte de Araraquara), o programa tem como objetivo contribuir com o exercício da cidadania nas escolas.

 

Serão cinco encontros consecutivos realizados durante o horário de aula com foco nos alunos do 4º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Entre os assuntos que serão abordados estão o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), direitos e deveres dos cidadãos, o trabalho da GCM, perímetro escolar, trânsito, patrimônio público, dicas de segurança e noções básicas de Defesa Civil.

 

De acordo com a pedagoga Roberta Pereira, que integra a equipe responsável pelo programa, ao lado dos guardas civis Regina Biagioni e Alexandre Pomponi, as atividades serão realizadas por meio de palestras e exercícios práticos. “Será utilizada uma metodologia diferenciada, que valoriza a participação, o debate e estimula a troca entre o facilitador e os alunos envolvidos”, conta.

 

O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Junior, ressalta a importância do programa. “As atividades constroem elos entre o poder público e a comunidade escolar, e proporcionam aos alunos um maior contato com temas relacionados à organização e ao funcionamento das políticas públicas, vivenciando situações que possibilitam a reflexão sobre a construção de sua autonomia no espaço onde vivem, conhecendo seus direitos e deveres como cidadãos”, diz.

 

Antes de visitar cada unidade, a GCM realizará uma vistoria detalhada no perímetro escolar, a fim de detectar a necessidade de serviços como sinalização de trânsito, retirada de entulhos, limpeza de terrenos, reparo de pavimentação e poda de árvores, entre outros. Em seguida, as demandas serão encaminhadas para as secretarias responsáveis para que as melhorias sejam providenciadas.

 

A primeira escola a receber o programa será a Emef Gilda Rocha de Mello e Souza, no Jardim Indaiá.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis