NOTÍCIAS

Voltar

Secretaria de Segurança retoma programa educativo ‘Guardando o Amanhã’

5 de abril de 2018


A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, dará início na próxima semana ao segundo ano do programa “Guardando o Amanhã”, direcionado aos alunos do ensino fundamental das escolas municipais.

A iniciativa busca o exercício pela prática efetiva e consciente dos direitos e deveres dos alunos enquanto sujeitos de suas ações, tanto no ambiente escolar, bem como na vida familiar e comunitária.

 O programa tem como princípios a inserção dos órgãos de proteção e de prevenção à violência na comunidade escolar e o aluno como cumpridor dos seus deveres, protagonista das suas ações e detentor do conhecimento de mecanismos de controle e defesa de direitos, além da noção dos limites e das possibilidades de ações individuais e coletivas.

 Serão cinco encontros consecutivos durante o horário de aula com foco nos alunos do 4º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Entre os assuntos abordados estão o Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres dos cidadãos, Guarda Civil Municipal (GCM), perímetro escolar, trânsito, patrimônio público, dicas de segurança e noções básicas de Defesa Civil.

 Como parte da ação, a GCM realiza uma vistoria detalhada no perímetro escolar de cada unidade visitada com o propósito de detectar a necessidade de serviços como sinalização de trânsito, retirada de entulhos, limpeza de terrenos, reparo de pavimentação e poda de árvores, entre outros, a fim de auxiliar outras secretarias municipais nas ações de zeladoria.

 A primeira escola a receber o programa este ano é a Emef Altamira Amorim Mantese, no Selmi Dei, seguida pela Emef José Roberto de Pádua Camargo, no Jardim D. Pedro I. No total, 14 instituições de ensino municipais serão beneficiadas.

No ano passado, em sua primeira edição, a iniciativa contemplou mais de 500 estudantes.

 O programa “Guardando o Amanhã” é desenvolvido pelo Núcleo de Projetos e Programas de Prevenção à Violência, Guarda Civil Municipal, Gerência de Trânsito e Defesa Civil (vinculados à Secretaria de Segurança), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. O projeto tem apoio das secretarias municipais de Obras e Comunicação, e da Coordenadoria de Mobilidade Urbana.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis