NOTÍCIAS

Voltar

Secretária destaca importância do PPA no planejamento da Prefeitura

25 de agosto de 2017


Em entrevista ao “Canal Direto com a Prefeitura”, a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, ressaltou a importância do PPA (Plano Plurianual), que foi entregue na Câmara Municipal em 15 de agosto e irá estabelecer as diretrizes do orçamento pelos próximos quatro anos.

É a partir do PPA que são definidas a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual). “O PPA tem três eixos. O primeiro é gestão democrática, transparência, controle social, participação popular, o segundo é desenvolvimento e sustentabilidade e, por último, qualidade de vida e efetivação de direitos sociais”, explicou Juliana.

Nas próximas semanas, audiências públicas serão convocadas pela Câmara para a apresentação do PPA e o debate dessas informações com a população. A primeira será na segunda-feira, às 14h, com transmissão pela TV Câmara. “A população está convidada. Temos objetivo de administrar com participação e transparência”, disse a secretária.

 

Conferências

Segundo Juliana, diversas conferências municipais serão realizadas neste segundo semestre: Juventude, LGBT, Igualdade Racial, Mulheres, Proteção Animal, Idosos, Criança e Adolescente e Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural, entre outras.

As conferências irão elaborar as diretrizes de cada setor para os próximos anos. “É uma série de discussões que vamos fazer na cidade. E isso só tem sentido se houver participação popular. Fique atento no calendário e participe”, avisou a secretária.

 

Boatos

Juliana ainda desmentiu os boatos de que a Facira (Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara) teria custado mais de R$ 3 milhões para a Prefeitura. “Esse número não é real. Os gastos foram bem menores que isso”, disse, lembrando que todas as despesas estão disponíveis no Portal da Transparência do site da Prefeitura.

A secretária explicou que os três shows do Araraquara 200 Anos (Daniel, Thiaguinho e Zé Felipe) foram realizados em parceria com o Ministério do Turismo e que as atrações culturais da Facira tiveram parceria com a iniciativa privada (Rádio Nativa, GasBrasiliano, Raízen e Usina Santa Cruz).

Juliana reforçou que um processo cobra na Justiça os R$ 409 mil do Ministério do Turismo referentes à emenda cancelada. “Não recebemos notificação oficial do ministério. Isso está na Justiça. O processo foi muito contaminado. Havia uma resistência em relação à Facira e ao Araraquara 200 Anos.”

Mesmo com essa resistência, as duas festas se mostraram um sucesso. “A população está dizendo isso. Os expositores da feira relataram os negócios que conseguiram fechar. Também foi sucesso do ponto de vista de público. A maior festa popular que a gente já realizou”, analisou.

Para a secretária, o lazer e a cultura são direitos da população. “Além do trabalho diário, de suas atribuições e preocupações, o povo também quer se divertir. É um momento de reflexão, mas um momento de confraternização”, finalizou Juliana.

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar diariamente, ao vivo, às 12h30, na página da Prefeitura de Araraquara no Facebook.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis