NOTÍCIAS

Voltar

Secretária faz balanço das políticas sociais do semestre

30 de junho de 2017


Em entrevista ao Canal Direto da Prefeitura, via Facebook, nessa quinta-feira (29), a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eloisa Mortatti, apresentou um balanço das ações de sua Pasta nos seis primeiros meses do governo Edinho, especialmente na área de acolhimento às pessoas em situação de rua.

Segundo Eloisa, no âmbito do programa ‘Novos Caminhos’, a Casa Transitória realizou mais de 637 atendimentos neste período, 150 só no mês de maio. Além de pernoitar, após banho e alimentação, essas pessoas também podem ser encaminhadas, se for o caso, para tratamento de saúde ou ao mercado de trabalho.

A secretária também falou dos números relativos ao Centro Pop, que acolhe pessoas em situação de rua durante o dia. Foram 345 atendidos, que além de participar de atividades em grupo, passam por atendimento psicossocial, entre outros encaminhamentos.

Eloisa ainda citou os 220 acompanhamentos de pessoas em situação de rua, dentro das ações de abordagem. “Há também um trabalho de convencimento para que elas sejam resgatadas para o convívio familiar. Lembrando que o retorno ao convívio familiar é um processo. A abordagem faz o convencimento para aderirem aos serviços”, explicou.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social apontou que 120 itinerantes passaram pela Casa Transitória somente no mês de maio e que no dia 13 de julho será realizada em Araraquara a Conferência Municipal sobre Pessoas de Rua.

 

Trabalho infantil

A respeito das ações de combate ao trabalho infantil realizadas pela Prefeitura, Eloisa Mortatti ressaltou a importância da participação da população no processo.

“A Constituição Federal determina que a família, a sociedade e o Estado devem manter o direito da criança de brincar e estudar, nunca trabalhar. Por isso, a população também deve atuar neste combate, não comprando produtos oferecidos por crianças nas ruas, por exemplo”, reforça.

Eloisa sugere que além de não adquirir os produtos, é importante denunciar essa ação ao Conselho Tutelar, já que a atividade é normalmente organizada por um adulto explorador.

 

Canal participativo

Vale ressaltar que o ‘Canal Direto com a Prefeitura’ fala ao vivo com a população através da TV Web Participativa, via Facebook oficial da administração municipal de Araraquara

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h30, e a cada dia um secretário, coordenador municipal, dirigente de Autarquia ou Fundação responde aos internautas por dez minutos.

A cada quinze dias o Canal Direto conta com a participação do prefeito Edinho como entrevistado.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis