NOTÍCIAS

Voltar

Secretária ressalta importância da retomada do OP

13 de dezembro de 2017


Uma das principais ações da administração Edinho em 2017 foi a retomada do Orçamento Participativo (OP), subdividido em onze regiões de Araraquara, com a realização de sete temáticas ao longo do ano, inclusive uma temática virtual que contabilizou a participação de mais de sete mil pessoas.

 A avaliação é da secretária municipal de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, em entrevista na terça-feira (12) ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, via TV Web Participativa, na Página do Facebook oficial do Executivo.

 Segundo Juliana, que fez um balanço sobre as realizações de sua pasta este ano, o OP foi retomado por meio de uma equipe de articulação popular, que realizou todo o trabalho de mobilização da população para a participação nas reuniões.

 “As plenárias elegeram as prioridades de cada região e, após aprovadas pelo COP (Conselho do Orçamento Participativo), incluídas na lei Orçamentária. Tudo o que foi definido como primeira prioridade do OP consta do Orçamento para ser realizado em 2018”, afirmou Juliana Agatte.

 Ainda de acordo com a secretária, a resposta da população em relação à volta do OP foi muito positiva. “As pessoas participaram das plenárias e compreenderam a importância do OP como espaço de definição de prioridades no Orçamento”, ressaltou.

Reestruturação

 A secretária acrescentou que dentro do principio de uma gestão democrática e transparente também foram reorganizados e reestruturados este ano cerca de vinte conselhos municipais, cuja tarefa principal é monitorar e fiscalizar a implantação das políticas públicas.

 “Os conselheiros foram empossados com a missão de organizar as conferências municipais, que por sua vez criam os planos municipais para serem submetidos à Câmara dos Vereadores e transformados em lei a partir de audiências públicas temáticas”, explicou Agatte.

 Através da Coordenadoria de Participação Popular (um dos vários órgãos ligados à Secretaria de Planejamento e Participação Popular), também existe a gerência da Casa dos Conselhos, encarregada de publicar todas as pautas e datas das reuniões para ampliar a participação da população.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis