NOTÍCIAS

Voltar

Secretária ressalta importância dos editais para surgimento de talentos artísticos

18 de abril de 2018


A secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli, ressaltou na terça-feira (17), no programa “Canal Direto com a Prefeitura”, a importância da abertura dos editais para a contratação de projetos culturais em Araraquara.

Teresa citou, em primeiro lugar, o edital relativo à Festa do Trabalhador (dia 1º de Maio), na Praça Scalamandré Sobrinho (em frente à Arena da Fonte Luminosa), que está aberto até o dia 25 de abril, via Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, para a contratação de projetos de artistas locais.

Esse edital se refere à parte cultural da Festa do Trabalhador e para várias manifestações culturais, como música, dança, circo e literatura, entre outras. As inscrições podem ser feitas somente através do e-mail:  editaisculturaararaquara@gmail.com, via site da Prefeitura.

“É uma inscrição muito simples de se fazer. A grande vantagem do edital é que, de alguma forma, ele tem um senso de justiça, porque permite clareza no processo e amplia a possibilidade de participação de novos talentos, ao contrário de quando se contrata artistas mais conhecidos do público”.

De acordo com Teresa, além das manifestações relativas ao 1º de Maio envolvendo a Prefeitura e sindicatos de trabalhadores, a parte cultural terá muitas apresentações interessantes, incluindo um coletivo de artesanato e os projetos que serão conhecidos por meio do edital.
Outras realizações

A secretária também citou outros editais abertos pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, como o do Choro das Águas, realizado aos domingos, a partir das 16h, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. Os projetos podem ser apresentados tanto para apresentações musicais (de adultos) quanto para crianças.

E também o do Araraquara Rock, que será realizado em julho, em Araraquara, além de outros editais que ainda serão lançados, como o da Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, realizada em junho.

Teresa Telarolli reiterou que os editais são encontrados no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br), com todas as informações que os interessados precisam para apresentar os projetos e participar dos eventos culturais de Araraquara.
Caso algum candidato encontre dificuldades ou tiver dúvidas sobre algum edital, pode entrar em contato direto com a Secretaria de Cultura (na Rua São Bento, a Rua 3, ao lado da Prefeitura) para obter  esclarecimentos.

Oficinas Culturais

Ainda no “Canal Direto com a Prefeitura”, Teresa comentou que o projeto das Oficinas Culturais tem ganhado mais robustez desde o ano passado, com mais de 80 turmas formadas atualmente.

“Há uma demanda muito forte, com envolvimento maior agora da população e, por isso, as inscrições para essas oficinas ficam abertas permanentemente apresentando várias opções. Apresenta, inclusive uma oficina de youtuber, embora não abandone as linguagens tradicionais.”
E nas opções envolvendo músicas, ainda são apresentadas diversas modalidades, como dança contemporânea, balé, dança do coco e maracatu, entre outras.
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ar de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 18h30, pela TV Web Participativa, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara. Também é retransmitido diariamente, às 12h, pela Rádio Web Participativa, que pode ser sintonizada no portal da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br/radioparticipativa), através do player disponibilizado no site.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis