NOTÍCIAS

Voltar

Secretário de Obras e Serviços Públicos, João Bernal, recebe diploma de Honra ao Mérito

10 de fevereiro de 2018


Um adolescente que foi trabalhar varrendo ruas e tinha o sonho de ser engenheiro: esse é João Luís Bernal, secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, que recebeu o título de Honra ao Mérito em sessão solene na Câmara Municipal, na sexta-feira (9).


A indicação da homenagem foi feita pelo vereador José Carlos Porsani (PSDB) e aprovada por unanimidade. Em sua fala, o prefeito Edinho destacou o exemplo de determinação que João Bernal passa a sua família e para a cidade.
“Conheço o João Bernal há muito tempo, mas retomei o contato quando me elegi vereador, em 1992. O João tem uma história linda de luta e superação. Entrou na Prefeitura ainda adolescente, varrendo ruas. Foi crescendo, trabalhando muito e estudando, tornou-se engenheiro e é o responsável por muitas obras realizadas em Araraquara. É uma mostra de que, quando se acredita e tem comprometimento, isso sempre será reconhecido”, afirmou Edinho.
O autor da homenagem definiu João Bernal como um vitorioso. “É um cidadão com uma grande história de vida e exemplo de honestidade. É responsável pelo projeto de muitos prédios que a população usa e nem sabe”, lembrou Porsani.
O deputado estadual Roberto Massafera (PSDB), que trabalhou com João Bernal quando foi prefeito (1993-1996), disse ao secretário que “a gente fica feliz por viver em uma cidade com pessoas como você”. “Seu currículo é invejável. É um pai e um profissional exemplar. Superou obstáculos e deu exemplo para a cidade”, disse Massafera.
A também deputada estadual Márcia Lia (PT) parabenizou Bernal. “É uma homenagem muito justa. Os familiares podem se orgulhar muito de você. Uma pessoa muito honrada e querida”, resumiu.
O presidente da Câmara, Jeferson Yashuda (PSDB), lembrou que o título de Honra ao Mérito é a maior honraria que alguém nascido na cidade pode receber. “É uma homenagem mais que merecida e que enche de orgulho a Câmara Municipal.”
Em sua fala, João Bernal explicou detalhes de sua trajetória e de sua determinação. Por exemplo, o dia em que perguntou na Prefeitura se estavam precisando de alguém para trabalhar. “Naquele momento, estava sendo definida a minha vida”, avalia.
Bernal agradeceu a todos pela homenagem e destacou o papel do prefeito Edinho em sua história. “Fico muito grato pela homenagem. Trabalhei com cinco prefeitos [Clodoaldo Medina, Waldemar De Santi, Roberto Massafera, Edinho e Marcelo Barbieri], mas, se eu consegui uma maior projeção, foi no primeiro mandato do Edinho. Pude desenvolver dezenas de projetos”, disse Bernal.
Participaram da sessão solene a esposa de João Bernal, Margarete, as irmãs Maria de Lourdes, Teresa e Augusta, as filhas Larissa e Andressa e os sogros Waldomiro e Cleusa, entre outros familiares e amigos.
Ainda estiveram no evento os vereadores Paulo Landim (PT), Lucas Grecco (PSB), Juliana Damus (PP), Elias Chediek (PMDB), Elton Negrini (PSDB) e Rafael de Angeli (PSDB), secretários municipais e servidores da Prefeitura.
Biografia
João Luís Bernal é engenheiro civil formado pela Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara, tem curso de Licenciamento Ambiental pela Cetesb e é pós-graduado em Sistemas de Saneamento e Gestão Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho.
É servidor público municipal aposentado. Trabalhou na Prefeitura de 1976 a 2013: começou no setor de Limpeza Pública, passou a auxiliar em 1982, foi promovido a escriturário em 1984, a chefe de seção na Divisão de Obras Particulares em 1992 e a coordenador técnico em 1996, respondendo pela análise e aprovação de projetos de obras particulares no município.
Entre janeiro de 2001 e junho de 2007, foi o responsável pela diretoria da Divisão de Obras Públicas. Entre 2007 e sua aposentadoria, em 2013, respondeu pela Gerência de Edificações Públicas, onde atuou em reformas, construções e manutenção de próprios municipais.
Convidado por Edinho, João Bernal voltou à Prefeitura e é o secretário de Obras e Serviços Públicos desde janeiro do ano passado.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis