NOTÍCIAS

Voltar

Secretário explica ações do programa “Guardando o Amanhã”

4 de abril de 2018


Em entrevista ao ‘’Canal Direto com a Prefeitura’, o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, anunciou o lançamento do programa ‘Guardando o Amanhã’, edição 2018, que será lançado na segunda-feira (10) em Araraquara.

Esse programa é direcionado a alunos da 4ª série do ensino fundamental da rede pública municipal de Educação e, até o final do ano, focará nos deveres e direitos dos cidadãos. No ano passado, em sua primeira edição, foram contemplados mais de 500 estudantes, número “extremamente positivo”, segundo o coronel.

“Para este ano, haverá inovações, como a entrega de uma cartilha elaborada pela Coordenadoria de Direitos Humanos, com participação da Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular e do próprio prefeito Edinho”, afirmou o secretário.

O programa também será focado na educação ambiental e na educação do trânsito, além de auxiliar outras secretarias municipais nas ações de zeladoria, incluindo sinalização de trânsito e arborização, além das condições de iluminação e do asfalto nas vias públicas no entorno das escolas.

Desenvolvido a partir de palestras ministradas aos estudantes pela Guarda Municipal e outros integrantes da Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, o ‘Guardando o Amanhã’ projeta aumentar o número de alunos participantes neste ano.

“Acreditamos neste trabalho porque a criança dessa faixa etária [cerca de dez anos] pode influenciar positivamente os pais e seus amigos para mudar comportamentos sociais, seja nas questões ambientais ou nas de trânsito, que são muito sérias”, destacou João Alberto.


Mais veículos

A secretaria já com sete novas viaturas em operação nas ruas de Araraquara, duas delas na ‘Patrulha Maria da Penha’ ou ações de combate a casos de agressão contra mulheres. As outras cinco são utilizadas na fiscalização do trânsito.

“São todas viaturas zero km, adaptadas para as operações de trânsito na cidade. Eram aguardadas há tempos pelo setor e foram conquistadas pelo prefeito Edinho”, resumiu o secretário.

É importante lembrar, conforme acrescentou, que os agentes de fiscalização vão além dessas ações, porque atuam em outras operações muito importantes para o Município. “Esses agentes também fiscalizam as vias públicas, além de fazer patrulhamento sobre sinalização de trânsito”.

João Alberto também disse que a previsão é que novas viaturas sejam adquiridas pela Prefeitura até o final de 2018.


Chuvas de verão

Ainda no ‘Canal Direto’, o coronel João Alberto fez um balanço da operação ‘Plano de Contingência – Chuvas de Verão’, realizada pela Prefeitura em parceria com outras instituições do município, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Durante cerca de três meses, entre 21 de dezembro e 31 de março, foi realizado um trabalho de proteção à comunidade, com intervenções preventivas em caso de chuvas mais fortes.

“Fechamos a Via Expressa (Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira) sob o Terminal Central de Integração (TCI), onde existe um histórico de alagamentos, e também próximo ao Terminal Rodoviário de Passageiros, para evitar possíveis vítimas, inclusive de acidentes de trânsito”, explicou.

O secretário acrescentou que, nesse mesmo período, outras regiões da cidade foram atendidas pela Defesa Civil, Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social quando fortes chuvas provocaram o destelhamento de casas em alguns bairros.


‘Canal Direto’

O ‘Canal Direto com a Prefeitura’ vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela TV Web Participativa, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara.

A cada edição, o programa apresenta um convidado especial aos internautas para expor as ações do governo, inclusive o prefeito Edinho, entrevistado a cada quinze dias.

O ‘Canal Direto’ também é retransmitido diariamente ao meio-dia, pela Rádio Web Participativa, que pode ser sintonizada pelo site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br/radioparticipativa) ou via player disponibilizado na capa do site.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis